top of page
  • Ester Athanásio

Programa Guritiba usa arte para levar educação ambiental à zona rural e periferia de Curitiba


Sustentabilidade será tema de atividades socioeducativas de setembro. Professores e alunos serão impactados com espetáculos e oficinas que enfatizam a urgência do cuidado com a natureza


Setembro é marcado por datas comemorativas que remetem à conservação do meio ambiente. Dia da Amazônia (05), Dia da Árvore (21) e Dia Mundial da Limpeza da Água (19) são apenas algumas das datas lembradas. O Programa Guritiba, projeto socioeducativo que promove a inclusão de crianças da periferia em ações artísticas, aproveita a ocasião para unir arte, educação, inclusão social e sustentabilidade. Ao longo de todo mês, a programação cultural vai dar ênfase à educação ambiental e estimular boas práticas entre os pequenos. Além disso, o projeto vai formar educadores com técnicas que usam a música e a arte como estratégia de conscientização ambiental.


O espetáculo teatral “Na lona com gengibre, pimenta e linguiça”, que vai aos palcos de uma escola em Almirante Tamandaré, é produzido principalmente com materiais recicláveis. Tanto os bonecos de animação quanto a cenografia são resultado de aproveitamento de materiais e devem ser pretexto para abordar o tema da sustentabilidade com mais de 300 alunos da região.


Já a oficina para educadores em Campina Grande do Sul será norteada pela missão de ensinar professores a construírem instrumentos musicais a partir de resíduos. “Vamos unir arte e educação ambiental, apoiando o trabalho pedagógico na sensibilização musical com materiais que despertam atenção para os recursos naturais do planeta”, comenta Carol Scabora, produtora do Programa Guritiba. “Além de despertar novas habilidades nos alunos, buscamos valorizar e promover o papel do profissional de educação, valorizando o professor da educação básica”. Durante a formação serão apresentadas manifestações da cultura popular brasileira, enfatizando a dança, poesia, brincadeiras, ritmo e história.


Cerca de 80 alunos da rede pública do subdistrito de Três Córregos, Campo Largo, também terão a experiência de visitar o Museu da Ciência, em Pinhais. “Nossa atuação na zona rural tem possibilitado que a população dessas regiões acessem a outros conteúdos culturais”. A atividade será realizada em parceria com o projeto Agenda 21 do Cerne, da Associação Miríade, que promove a educação ambiental e o desenvolvimento de jovens do campo.

Além das atividades com enfoque na natureza, o Programa Guritiba realiza uma série de Contações de Histórias em escolas da periferia. Também conduz famílias para uma experiência inédita em teatros da capital.


Serviço

13/09 e 27/09, às 8h30 - Visita ao Museu da Ciência em Pinhais.

12/09 e 18/09 - Formação para Educadores em Campina Grande do Sul

20/09 - 10h30 | 13h30 - Espetáculo Teatral em Almirante Tamandaré


Sobre o Programa Guritiba

Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o Programa Guritiba funciona de forma independente durante oito meses por ano com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis de Curitiba e RMC. Só em 2018, mais de 12 mil crianças de sete municípios do Paraná foram impactadas.


A ação Cultura em Família prevê a realização de uma experiência artístico cultural para toda a família, disponibilizando transporte até o local da apresentação, ingressos e alimentação após o espetáculo, possibilitando que a experiência familiar seja reforçada por meio das vivências culturais. A ação para famílias já foi realizada mais de 50 vezes, atendendo 600 pessoas. Nos primeiros cinco meses de 2019, o Programa já foi realizado 16 vezes e atendeu 85 pessoas.


O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener e Ibema e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. As instituições interessadas em receber atividades sócio-educativas do programa podem entrar contato através do e-mail programaguritiba@parnaxx.com.br ou na página do Facebook: https://www.facebook.com/guritiba.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page