Livros para entender fake news e democracia na era digital

Nunca se falou tanto em fake news, que tomaram conta da internet, seja por meio das redes sociais, seja por meio dos aplicativos para troca de mensagens. O mecanismo de produção das notícias falsas é complexo, mas permite compreender seus efeitos na política e na manutenção da democracia. Por trás de algoritmos, big data e outros recursos da era digital existem pessoas que podem usar o domínio dessa linguagem para influenciar comunidades e esconder a verdade. Para quem quer se aprofundar no assunto e entender o que está por trás das fake news, trazemos quatro sugestões de leitura. Confira:


A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital

Patrícia Campos Mello

Companhia das Letras, 2020


Dias antes do segundo turno da eleição de 2018, Patrícia Campos Mello publicou a primeira de uma série de reportagens sobre o financiamento de disparos em massa no WhatsApp e em redes de disseminação de notícias falsas, na maior parte das vezes em benefício do então candidato Jair Bolsonaro. Desde então, a repórter tornou-se alvo de uma violenta campanha de difamação e intimidação estimulada pelo chamado gabinete do ódio e por suas milícias digitais. Em A máquina do ódio, ela discute de que forma as redes sociais vêm sendo manipuladas por líderes populistas e como as campanhas de difamação funcionam nas redes sociais.






Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas

Mariana Barbosa (org.) Editora Cobogó, 2020


Desprezo pelo jornalismo tradicional, negação de evidências científicas, disseminação do ódio – na era da pós-verdade e das fake news, o sonho da comunicação sem intermediações que a internet e as redes sociais pareciam anunciar transformou-se em uma realidade tão preocupante quanto perigosa, capaz de ameaçar a existência da democracia tal qual a conhecemos. Entender o funcionamento de elementos como os bots, a indústria de notícias falsas e os algoritmos é o primeiro passo para deter a avalanche de obscurantismo e manipulação que atinge o Brasil e o mundo. Com a contribuição de vários especialistas, o livro mostra o que está por trás do conteúdo viral.






Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar

Giuliano Da Empoli Editora Vestígio, 2019


Giuliano da Empoli faz o retrato dos “engenheiros do caos”, especialistas em Big Data que estão por trás de campanhas baseadas em fake news e teorias da conspiração. O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades. “Hoje, a irrupção da internet e das redes sociais na política muda, mais uma vez, as regras do jogo e, paradoxalmente, ao mesmo tempo que fundadas sobre cálculos cada vez mais sofisticados, corre o risco de produzir efeitos crescentemente imprevisíveis e irracionais”.






Fake News em Debate

DePropósito Comunicação de Causas, 2020



Lançado por nós em abril, o e-book Fake News em Debate traz uma compilação de conteúdos produzidos ao longo de nossa campanha, que incluiu lives, palestras e entrevistas para veículos de comunicação. Os capítulos são divididos em três partes: O que são as Fake News (características, histórico e impactos na vida social), Como não cair nas Fake News (dicas simples para adotar na sua rotina e ensinar quem convive com você a fazer o mesmo) e Como ser Agente de Educação Midiática (aprenda a reagir a mensagens de conteúdo falso). Para fazer download do material gratuito, clique aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.