Livros para entender fake news e democracia na era digital
- Stephane Sena
- 9 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Nunca se falou tanto em fake news, que tomaram conta da internet, seja por meio das redes sociais, seja por meio dos aplicativos para troca de mensagens. O mecanismo de produção das notícias falsas é complexo, mas permite compreender seus efeitos na política e na manutenção da democracia. Por trás de algoritmos, big data e outros recursos da era digital existem pessoas que podem usar o domínio dessa linguagem para influenciar comunidades e esconder a verdade. Para quem quer se aprofundar no assunto e entender o que está por trás das fake news, trazemos quatro sugestões de leitura. Confira:
A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital
Patrícia Campos Mello
Companhia das Letras, 2020

Dias antes do segundo turno da eleição de 2018, Patrícia Campos Mello publicou a primeira de uma série de reportagens sobre o financiamento de disparos em massa no WhatsApp e em redes de disseminação de notícias falsas, na maior parte das vezes em benefício do então candidato Jair Bolsonaro. Desde então, a repórter tornou-se alvo de uma violenta campanha de difamação e intimidação estimulada pelo chamado gabinete do ódio e por suas milícias digitais. Em A máquina do ódio, ela discute de que forma as redes sociais vêm sendo manipuladas por líderes populistas e como as campanhas de difamação funcionam nas redes sociais.
Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas
Mariana Barbosa (org.) Editora Cobogó, 2020

Desprezo pelo jornalismo tradicional, negação de evidências científicas, disseminação do ódio – na era da pós-verdade e das fake news, o sonho da comunicação sem intermediações que a internet e as redes sociais pareciam anunciar transformou-se em uma realidade tão preocupante quanto perigosa, capaz de ameaçar a existência da democracia tal qual a conhecemos. Entender o funcionamento de elementos como os bots, a indústria de notícias falsas e os algoritmos é o primeiro passo para deter a avalanche de obscurantismo e manipulação que atinge o Brasil e o mundo. Com a contribuição de vários especialistas, o livro mostra o que está por trás do conteúdo viral.
Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar
Giuliano Da Empoli Editora Vestígio, 2019

Giuliano da Empoli faz o retrato dos “engenheiros do caos”, especialistas em Big Data que estão por trás de campanhas baseadas em fake news e teorias da conspiração. O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades. “Hoje, a irrupção da internet e das redes sociais na política muda, mais uma vez, as regras do jogo e, paradoxalmente, ao mesmo tempo que fundadas sobre cálculos cada vez mais sofisticados, corre o risco de produzir efeitos crescentemente imprevisíveis e irracionais”.
Fake News em Debate
DePropósito Comunicação de Causas, 2020

Lançado por nós em abril, o e-book Fake News em Debate traz uma compilação de conteúdos produzidos ao longo de nossa campanha, que incluiu lives, palestras e entrevistas para veículos de comunicação. Os capítulos são divididos em três partes: O que são as Fake News (características, histórico e impactos na vida social), Como não cair nas Fake News (dicas simples para adotar na sua rotina e ensinar quem convive com você a fazer o mesmo) e Como ser Agente de Educação Midiática (aprenda a reagir a mensagens de conteúdo falso). Para fazer download do material gratuito, clique aqui.
Comments