- Giovanna Fantinato
5 sites confiáveis para checar informações sobre o novo coronavírus
Vivemos na era da abundância de informações, mas isso nem sempre facilita nossa vida. Com tantos e tantos links, números, memes, vídeos, áudios… ufa! Mesmo os mais conscientes e atentos às fake news se sentem encurralados. É por isso que separamos cinco portais confiáveis para você seguir e recorrer sempre que desconfiar de alguma informação - principalmente aquelas mais chocantes. Além de acompanhar a imprensa profissional, vale a pena visitar portais dos órgãos oficiais e conhecer o trabalho feito pelas agências de checagem. Vamos lá?
Dica 1: Ministério da Saúde
Autoridade estatal a nível federal, o Ministério da Saúde criou uma página específica de checagem de informações para o momento de pandemia. Para isso, foi criado um número de WhatsApp exclusivo para receber informações vitais sobre o vírus, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.
Dica 2: Agência Lupa
Pioneira, a agência especializada em checagem de fatos, Lupa, faz parte de uma aliança de mais de 100 checadores de quase 50 países que verificam informações que circulam sobre a doença. Confira as informações que já foram checadas pela agência aqui e, sempre que suspeitar de uma informação, não custa nada verificar se já foi checada por eles.
Dica 3: Aos fatos
Diariamente, jornalistas de Aos Fatos acompanham declarações de políticos e autoridades de expressão nacional, de diversas colorações partidárias, de modo a verificar se eles estão falando a verdade. A agência checa diariamente diversas informações sobre o Coronavírus que circulam pela internet.
Dica 4: Projeto Comprova
O Projeto Comprova é um trabalho colaborativo entre vários veículos de comunicação com o objetivo de verificar a veracidade de informações divulgadas em redes sociais. Se você recebeu algum conteúdo suspeito sobre coronavírus, pode enviar para o projeto aqui.
Dica 5: Guia Para Todos Verem
Essa é inclusiva. As pessoas que têm algum tipo de deficiência visual, baixa visão ou cegos têm mais dificuldade para encontrar conteúdo de qualidade, considerando que os grandes portais ainda não são acessíveis para esse grupo. Pensando nisso, o projeto Guia Para Todos Verem foi criado. O portal reúne conteúdo confiável de diversos veículos de comunicação de forma acessível. Além disso, o site oferece dicas de filmes com audiodescrição e sugestão de audiolivros. Conheça o projeto.
Comments