- Stephane Sena
Propulsão Local divulga lista de negócios selecionados para maratona de comunicação e tecnologia
Negócios criativos e sustentáveis da Grande Curitiba ganharão website completo, rebranding estratégico e sessões fotográficas, além de fazerem conexões de impacto
Foi dada a largada para o Propulsão Local, grande maratona de comunicação e tecnologia voltada para negócios criativos, sustentáveis e locais. Até 10 de novembro, as cinquenta iniciativas selecionadas receberão acompanhamento de mentores e makers para desenvolver soluções como rebranding estratégico, website, ensaio fotográfico, loja virtual, clipe audiovisual e podcast. Ao longo destes intensos 14 dias de cocriação, a Região Metropolitana ganhará empreendimentos mais fortalecidos, com maior impacto socioambiental e capazes de gerar mais receita.
“Toda ideia precisa de um cenário para nascer e se desenvolver, além de uma conexão que gere histórias de sucesso. O Propulsão Local nasceu com a proposta de ser o fio condutor que alimenta todo esse processo, criando um movimento com ações inovadoras e planejadas para impulsionar negócios locais”, diz o empreendedor João Paulo Mehl, um dos idealizadores do projeto. Nos últimos dias da maratona, 9 e 10 de novembro, estão previstas oficinas, mini-cursos, rodas de conversa, atividades culturais e o lançamento dos 50 projetos impulsionados.
Processo Seletivo
Mais de 150 profissionais estão envolvidos no Propulsão Local, entre designers, redatores, fotógrafos, vídeo-makers e programadores. O processo de curadoria e seleção contou com 15 profissionais das diversas áreas envolvidas. A consultora de branding Valquíria Porto foi uma das avaliadoras. “Foi muito bacana a experiência de curadoria. Recebemos a inscrição de negócios muito interessantes, com propostas inovadoras e preocupadas com a sustentabilidade e a cadeia produtiva - do envolvimento com a comunidade, passando pelo produto e pelo descarte”, afirma Valquíria. Cada negócio foi avaliado por quatro profissionais diferentes, que levaram em consideração critérios como estágio de maturidade, representatividade e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Pluralidade
A edição de estreia foi um sucesso: 235 projetos inscritos, de oito cidades da Região Metropolitana de Curitiba e 20 bairros da capital. Na avaliação de Mehl, o sucesso da ação vai além da quantidade - perpassa qualidade e representatividade. Dos cinquenta negócios selecionados, 54% são liderados por mulheres, 10% por negros e pardos, 16% por LGBTTI, 2% por indígenas, 2% por pessoas com deficiência e 2% por refugiados. “Mesmo compreendendo que esta representatividade não corresponde ao extrato social, vemos como uma conquista”, afirma Mehl. A maior parte pertence aos setores de alimentos e bebidas (26%), moda (12%), arquitetura e urbanismo (12%), patrimônio, artes e expressão culturais (12%) e sustentabilidade (8%). Tem família refugiada que promove experiências gastronômicas para brasileiros, iniciativa que promove educação ambiental para crianças, empresa de roupas artesanais, salão de beleza ecológico e muito mais.
Confira a lista dos selecionados:
A Ostra Bêbada - Alimentos e bebidas
Alecrim Urbano - Produção Cultural
Ambiens Sociedade Cooperativa - Arquitetura e urbanismo
Amora Mia Buttons - Negócio Social
Amuscária Fungi - Alimentos e bebidas
AOPA - Associação Paranaense de Agroecologia - Alimentos e bebidas
Ar Livre - Vivências na Natureza - Educação
Aria 41 Arquitetura e Sustentabilidade - Arquitetura e urbanismo
Art Alle - Design
Bazar das Manas e Baratechó - Moda
Bicicletaria Cultural - Negócio Social
Bloco Base - Arquitetura e urbanismo
Bosque águas claras soluções ambientais - Arquitetura e urbanismo
Cacaúba Chocolates - Alimentos e bebidas
Casa Quatro Ventos - Movimento e Arte - Produção Cultural
Chácara Aguro - Alimentos e bebidas
Coalhada Artesanal Preciosa - Alimentos e bebidas
CSA CEAFIM - Alimentos e bebidas
Cupido das Finanças - Negócio Social
Dança Livre a Dois - Patrimônio e artes
Desafinado Café - Alimentos e bebidas
diznopeito - Negócio Social
Ébano Essentials - Sustentabilidade
Eco Angels Educação Sustentável - Educação
Escola da Política - Educação
Estúdio Yby - Design
Fervol Colagens - Patrimônio e artes
Flower Power Artes - Design
Hello Soluções em Lot. e Engenharia - Tecnologia
Kria Kombucha - Alimentos e bebidas
Luan Valloto - Moda
Marco Gural - Agroecologia urbana - Alimentos e bebidas
MATTE N' ROLL - Alimentos e bebidas
mCmE - minha Causa . meu Estilo - Moda
Milho Guerreiro Confecções Ltda - Moda
Mucha Tinta Produções Culturais - Produção Cultural
Oficina de Fine Arts - Sustentabilidade
Padaria Local - Alimentos e bebidas
Projeto Compostar Curitiba - Sustentabilidade
Raissa Fayet - Patrimônio e artes
Rodrigo Zin - Patrimônio e artes
Sabiá Laranjeira Produção Cultural
Samambaia Eco Hair - Sustentabilidade
Sevena Quimonaria - Moda
SIAMESE - Patrimônio e artes
Seven8 - Mídia
Tüz Cerâmica Criativa - Patrimônio e artes
Verdelaranja - hortas urbanas e design - Arquitetura e urbanismo
Yasmin Comida Árabe - Alimentos e bebidas
Zyklus Construções Sustentáveis - Arquitetura e urbanismo
Sobre o Propulsão Local
Ação de impacto que consiste em uma maratona de reestruturação, impulsionamento, aprendizado e desenvolvimento de soluções de comunicação e tecnologia para cinquenta negócios locais, criativos e sustentáveis, através de metodologias ágeis de comunicação compartilhada e conexão. A iniciativa é do Coletivo Soylocoporti e da Rede Livre, em parceria com Lab1299, Instituto LocalBIz, Terraço Verde e uma rede de profissionais, organizações e negócios. Saiba mais em http://propulsaolocal.com.br
Komentáře