Iniciativas sociais e relação com a imprensa




Entenda porque a exposição em veículos de comunicação é tão importante para sua organizações e negócios sociais


“Se eu tenho milhares de seguidores nas redes sociais preciso me preocupar em ter visibilidade na imprensa?” Essa é uma pergunta muito comum entre lideranças de organizações e negócios sociais. Na era das mídias sociais, é realmente necessário estar presente em algumas plataformas, de acordo com o perfil do seu público (por exemplo: se for mais executivo, a melhor opção é o LinkedIn) e a possibilidade de manter a conta atualizada. Mas isso não exclui a importância de manter um bom relacionamento com os veículos de comunicação - jornais, revistas, sites, rádios e TV. Neste post, nós explicamos o porquê.


Relevância e construção da imagem pública


A cobertura da imprensa é uma ótima forma de ganhar exposição, divulgar sua mensagem e estimular o engajamento com a sua causa. Por ter grande poder de alcance, a imprensa permite chegar a públicos que nunca ouviram falar sobre a sua iniciativa ou que conhecem, mas não estão atualizados sobre as atividades realizadas. Isso vale tanto para veículos que cobrem diferentes assuntos, quanto para aqueles especializados em um tema específico.


Além disso, uma reportagem sobre o trabalho da sua iniciativa, tem impacto significativo na confiança e na relevância da imagem construída perante formadores de opinião, investidores, doadores e voluntários.


Como construir um bom relacionamento com a imprensa


Antes de tudo, é preciso entender a dinâmica de produção: o que é considerado notícia nos veículos de comunicação, a diferença dessa avaliação de acordo com o perfil do veículo e do público-alvo dele, os tipos de entrevista, como se comportar na conversa com o jornalista, o que falar, como falar, entre outros pontos.


Outro passo importante é ter sempre à mão informações atualizadas sobre a iniciativa. Qual é a história dela? Quantas pessoas já foram impactadas direta e/ou indiretamente? Quanto foi arrecadado no último ano? Qual o faturamento anual? Essas são algumas das respostas que devem estar na ponta da língua dos porta-vozes e da equipe gestora, disponíveis assim que os jornalistas pedem.


Uma boa forma de facilitar esse processo é manter uma assessoria de imprensa, seja ela interna ou terceirizada. A equipe responsável por essa área faz a mediação entre a iniciativa social e a imprensa, além de treinar os porta-vozes, fazer o filtro das ações mais relevantes e manter contato contínuo com jornalistas e editores, identificando oportunidades. Também faz o trabalho de convencimento, chamando atenção da imprensa, mostrando a relevância das ações e indicando possíveis abordagens de acordo com o veículo.


Gostou das dicas? Desde 2016, a DePropósito atua fortalecendo a imagem pública de organizações e negócios focados em impacto socioambiental. Por meio da assessoria de imprensa, geramos exposição midiática positiva e ajudamos a fortalecer o engajamento cívico e a qualificação do debate público.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.