O que é Comunicação de Causas

May 19, 2020

 

 

 

Conheça a área de atuação da DePropósito e como usamos a comunicação para ajudar a construir um mundo melhor

 

Se você já acompanha o trabalho da DePropósito sabe que estamos sempre falando em comunicação de causas, aliás, adotamos o termo em nosso nome há quase três anos. Sabe quando a gente sente uma conexão instantânea? Pois é...quando começamos a ler sobre o assunto foi como se uma luzinha acendesse: tem tudo a ver com o trabalho que desenvolvemos e, claro, com nosso propósito. Já que a comunicação de causas faz parte da nossa essência, decidimos dedicar um post para falar sobre o assunto e compartilhar alguns insights. 

 

Ferramenta de transformação

 

Um estudo publicado pelo Instituto Arapyaú, em parceria com as agências CAUSE e Shoot the Shit, definiu a comunicação de causas como o trabalho de colocar um tema na agenda da sociedade, mobilizar os convertidos, conquistar os indiferentes e influenciar os tomadores de decisão com o objetivo de mudar a realidade social, cultural, econômica e ambiental por meio da sensibilização do público e de mudanças nas políticas públicas. Na prática, é usar diferentes estratégias da comunicação para gerar mudanças positivas na sociedade.

 

Quer um exemplo? No setor de assessoria de imprensa, a DePropósito faz a conexão entre a causa defendida pelo cliente e os veículos de comunicação, entre jornais, sites, rádios e programas televisivos. O objetivo é dar destaque para um tema, fazer com que a sociedade enxergue problemas sociais ou soluções que têm pouca visibilidade e oferecer informação especializada para qualificar o debate público. Com mais pessoas discutindo aquele assunto, há mais chances de gerar mobilização, tanto de cidadãos quanto dos formuladores de políticas públicas. 

 

Da mesma forma, o setor de produção de conteúdo atua para gerar transformação com um elemento extra que é a interação constante com os diferentes públicos das iniciativas sociais: beneficiários, voluntários, investidores, tomadores de decisão, entre outros. É por meio dessa interação que buscamos gerar engajamento, fortalecer redes e valorizar o ecossistema de impacto socioambiental.

 

Características da comunicação de causas

 

Para que gere ou dê suporte ao impacto desejado, a comunicação de causas precisa seguir algumas premissas básicas, das quais destacamos: 

 

Verdade: Não importa a plataforma, a mensagem sempre deve ser comprometida com a transparência e com a ética. Discurso e prática precisam ter coerência. Na comunicação de causas não é diferente. Para que seja autêntica e gere empatia, ela precisa seguir um propósito, ser fiel aos valores que defende ao mesmo tempo em que se mantém aberta para o debate.

 

Inspiração: A comunicação de causas inspira pelo propósito latente, pelas histórias de vida, pelas boas notícias e por acreditar de que é, sim, possível gerar transformação social. É com boas doses de inspiração que geramos mobilização e (re) despertamos a esperança em que perde a motivação diante de tantos desafios. 

 

Coragem: Nem só de boas notícias vive a comunicação de causas. Ela também precisa falar sobre assuntos desconfortáveis, lançar luz sobre problemas sociais que são invisibilizados e ajudar a combater injustiças e preconceitos.

 

Inclusão: Entende a necessidade de falar diretamente com as pessoas usando linguagens didáticas e mesclando diferentes formatos, como textos, fotos, vídeos, gráficos, entre outros. 


Educação: A comunicação de causas valoriza o papel de educar seu público por meio de ferramentas, conteúdos e fontes que geram reflexão e oferecem subsídios para debates mais qualificados. Aqui na DePropósito nós trabalhamos com essa perspectiva tanto em atividades externas quanto nos projetos que desenvolvemos internamente. Um exemplo disso é a campanha DeVerdade, DePropósito, lançada em abril para discutir o impacto das fake news em tempos de pandemia por meio de textos, vídeos e lives no Instagram.

 

Quer saber mais sobre comunicação de causas? Acompanhe também as redes sociais da DePropósito e veja como colocamos nosso propósito em prática. 

Please reload

Posts Em Destaque

Série de lives aberta ao público orienta empreendedores paranaenses sobre desafios da crise

July 14, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo