8 boas notícias para renovar a esperança

April 3, 2020

Em meio a incertezas e desafios globais, iniciativas positivas nascem para superar efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

A gente já sabe: está difícil encarar o noticiário nos últimos dias. O avanço da COVID-19 e seus efeitos ao redor do mundo nos despertam medo, incertezas, tristeza e até pânico. Sabemos que o papel vigilante da imprensa é importante para todos nós e há notícias que não podemos ignorar - por mais trágicas e doloridas que sejam. São elas que nos alertam sobre os reais perigos que a humanidade enfrenta, os caminhos para prevenção e superação de um problema coletivo.

 

E é à superação que dedicamos esse post. Notícias boas têm um papel fundamental. Elas nos resgatam de um mundo de pessimismo e medo e nos oferecem esperança. Aqui na DePropósito a gente acredita no Jornalismo de Solução e adoramos dar visibilidade àqueles e àquelas que trabalham para transformação social. Ou seja, não queremos apenas boas notícias, como se o mundo fosse cor de rosa. Entendemos que não há tempo para esse tipo de ilusão egoísta. Por isso optamos por outro tipo de machete positiva: aquelas que assumem os desafios que enfrentamos, mas fazem um convite à ação. São notícias que dialogam com dados e diagnósticos pessimistas (por vezes realistas) de nosso meio ambiente, distribuição de renda, perspectivas de gênero, raça, saúde e educação; contudo superam os obstáculos e oferecem soluções e histórias que inspiram.

 

Vamos aos exemplos? <3

 

1 - Um número incontável de ações de solidariedade surgiu

Um feito colateral positivo dos momentos mais dramáticos da humanidade é a capacidade que o ser humano tem de se reorganizar e exercer uma solidariedade incomum. Historiadores relatam que após a II Guerra Mundial esse sentimento norteou o entrosamento social de muitos países. O conceito de bem-estar social e equidade ganharam força. O atual cenário nos dá a chance de enxergar mazelas que antes estavam camufladas. São tantas ações espalhadas, que a Ponte a Ponte criou um documento para mapear essa iniciativas.

 

O cenário caótico também uniu o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor. Claro, nem todo mundo está pensando em todo mundo. Mas para quem quer arregaçar as mangas, oportunidades não faltam. O Governo do Paraná tem um endereço eletrônico específico sobre ações de combate ao coronavírus no qual é possível cadastrar a intenção de doar ou se voluntariar. Quem precisa de doações também pode solicitar online. Por aqui, nos engajamos em uma rede que reúne mais de 400 voluntários distribuídos em diferentes frentes de atuação: população de rua, inovação, alimentos, catadores de papel, comunicação e combate às fake news. Para colaborar, é só acessar o site da Quarentena Solidária e se cadastrar, seja como voluntário ou doador.

 

Dá uma olhadinha na quantidade de alimentos que essa rede entregou para catadores. Foram 1.200 cestas básicas em um único dia! Yes, we can! 

 


2 - Startup Laura lança plataforma de pronto-atendimento digital para ajudar hospitais

Um de nossos parceiros é o responsável por uma ação de alto impacto, que pode salvar muitas vidas! A startup de inteligência artificial do LAURA lançou uma plataforma de pronto-atendimento digital para ajudar os hospitais na triagem e na previsão da demanda de atendimento a pacientes com suspeita de COVID-19. A ferramenta  será gratuita para hospitais públicos de referência em capitais do país. Essa boa notícia foi assunto na grande imprensa. Confira uma das reportagens exibida na RIC TV Record. 

 

 

3- Instituto Legado seleciona propostas inovadoras para combater doença

À frente da área de Inovação Social, o Instituto Legado é parte do esforço da Rede Quarentena Solidária. Com o objetivo de minimizar os efeitos da crise, a rede conecta organizações e pessoas de diferentes áreas interessadas em contribuir de forma colaborativa. Um das frentes é o INOVA CONTRA CORONAVÍRUS, um chamamento para que empreendedores sociais, inovadores, negócios sociais, startups de impacto social, empreendedores cívicos desenvolvam soluções que possam contribuir para reduzir os efeitos desastrosos da doença COVID-19. Dezenas de propostas já foram cadastradas e algumas já estão em execução. Para isso, é preciso conectar recursos humanos e financeiros. Saiba mais ouvindo a entrevista que o presidente do Legado concedeu à CBN Curitiba. O blog do Instituto Legado também é constantemente atualizado e traz outras boas notícias de empreendedores sociais que dão o exemplo - inclusive nas crises.

 

 

4 - FACOP lança vídeos e podcasts para prevenção à Covid-19

A instituição que atua na educação de profissionais de asseio e conservação investiu esforços para produzir vídeos com dicas de higienização e prevenção à COVID-19. Com acesso livre e gratuito, há dicas específicas sobre limpeza de corrimão, maçaneta e outras superfícies de autotoque. É só acessar o canal da instituição no Youtube. 

 

 

 

5 - JVALÉRIO e Fundação Dom Cabral dão suporte gratuito a empresários

Já é consenso que os impactos da pandemia extrapolam os limites da saúde pública. A indispensável medida de isolamento social afeta diretamente a economia dos países. Os mais prejudicados são os trabalhores informais e os micro e pequenos empreendedores, que não têm grandes reservas para manter a empresa e os empregos. Para superar esse momento de forma responsável, durante quatro semanas, a Fundação Dom Cabral, que no Paraná é representada pela JValério Gestão & Desenvolvimento, promove de maneira aberta e gratuita uma série de ações, chamada de COM:UNIDADE.  Os convidados serão professores dos programas abertos e customizados da FDC, que irão abordar um tema diferente a cada dia. A proposta é levar conhecimento e troca de experiências, especialmente no momento de crise vivenciada mundialmente. Além das transmissões diárias ao vivo, os vídeos também serão gravados e disponibilizados no mesmo canal para quem quiser assistir depois. No blog da JValério também tem muitas dicas de gestão em tempos de quarentena.

 

 

6 - Clifame prepara profissionais para atuação durante a pandemia 

Mais um de nossos parceiros, que promove a democratização da saúde, vai atuar na linha de frente do SUS. A Clifame, atuante em gestão da saúde nos setores da atenção primária até alta complexidade, é responsável pela Equipe do Ambulatório Multiprofissional Especializado do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP). O Centro de Especialidades contribui para o cuidado de saúde de mais de 30 mil pessoas por ano. São moradores de 28 municípios da RMC, pacientes crônicos, grávidas, idosos, justamente o grupo mais vulnerável a complicações da COVID-19. Diante do desafio de apoiar a população e preparar profissionais de saúde que vão atender durante a fase de combate à pandemia, a Clifame promoveu workshops de enfrentamento à disseminação e prevenção do coronavírus com a participação de profissionais Enfermeiros, técnicos de Enfermagem, Farmacêuticos, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Assistente Social engajados nesta missão e comprometidos com a população desta região. Como resultado dessa ação foram gerados protocolos de triagem para casos de risco, modelo de atendimento remoto para pacientes que não devem sair de casa, encontros de apoio emocional para fortalecer a motivação de quem é vital neste momento, e além do preparo, os profissionais estão até mesmo colaborando na produção de máscaras, que são itens de proteção individual escassos no mercado e serão usados pela equipe e pacientes sintomáticos.

 

Veja a foto dessa equipe tão especial <3

 

 

 

7- Programa Cidade Modelo lança manifesto destacando coesão social como saída para crise

Falando em solidariedade, o Programa Cidade Modelo, coordenado pelo Instituto Sivis, reforça em seu manifesto que a união de toda sociedade é fundamental para superação dos desafios que o coronavírus impôs ao mundo. Uma crise global e uma pandemia sem precedentes exigem confiança, colaboração e solidariedade. As medidas de combate à disseminação do novo coronavírus e minimização dos seus impactos dependem do comprometimento de todos os cidadãos, com diferentes atuações e áreas; e demonstra a relevância da coesão social para superação de desafios. O Cidade Modelo, que funciona como uma laboratório de cultura democrática em Curitiba, publica conteúdos que estimulam a confiança. Visite o blog da iniciativa.

 

8- Negócios locais criam a Quarentena Cultural

Uma maratona de shows e performances poderá ser apreciada gratuitamente por milhares de pessoas em suas casas, durante o período de isolamento social. Diante da necessidade de se prevenir a propagação do novo coronavírus, que leva à doença Covid-19, artistas, produtores e vários profissionais da arte, foram altamente impactados já no início da quarentena, pois dependem diretamente do público para desempenhar suas funções. Pensando nisso, a Itupava 1299, Terraço Verde e Propulsão Local com apoio da Effex Tecnologia e Criação, Cultivarte e DePropósito Comunicação de Causas, criaram a Quarentena Cultural, uma rede de apoio para enfrentar a quarentena através da cultura, bem estar, sustentabilidade, gastronomia e negócios locais. A mobilização conta com mais de 70 apresentações que serão transmitidas por lives no Instagram. A programação cultural digital também conta com financiamento coletivo para dividir os fundos arrecadados entre os artistas.

 

E tem muitas outras coisas boas acontecendo por aí! Acompanhe o blog da DePropósito ;)

 

Sabemos que o sol vai voltar. Pode demorar, pode ser com lentidão, com menos brilho e calor, mas vai passar. E pra nós, não tem coisa melhor do que caminhar com quem está disposto a minimizar os danos da crise global que estamos atravessando. No momento atual, sabemos que não há espaço possível para o particular. Esses são os parceiros da DePropósito: pessoas e organizações sempre dispostas a somar ao que é plural. São agentes de boas notícias!

Please reload

Posts Em Destaque

Série de lives aberta ao público orienta empreendedores paranaenses sobre desafios da crise

July 14, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes