top of page
  • Stephane Sena

2º Fórum sobre marketing de causa acontece em SP e divulga pesquisa sobre o setor


Nesta quarta-feira (7) aconteceu em São Paulo o 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, evento promovido pelo Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, Ipsos, Instituto Ayrton Senna e Cause. O encontro, que foi acompanhado pela gestora de conteúdo e sócia da DePropósito, Stephane Sena, reuniu profissionais, empresas e organizações que atuam com projetos de impacto social positivo e apresentou os resultados da segunda edição da pesquisa Marketing Relacionado à Causa.


Realizado pela Ipsos, a partir de entrevistas com 1.200 pessoas pelo Brasil, o estudo apontou que os consumidores esperam das marcas contribuições positivas para a sociedade, além de bons serviços e produtos: 78% tem a expectativa de que as empresas de hoje invistam mais em causas do que investiam no passado. Propósito e transparência são palavras-chave nessa transformação - o posicionamento de empresas e instituições deve refletir genuinamente o propósito social e os valores do negócio.


Apesar de ainda ser baixo, o conhecimento sobre marketing de causa dobrou de 2017 para 2018, passando de 6% para 12%. A aderência às causas também cresceu:


fonte: pesquisa

Ações inspiradoras

O 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa ainda teve a participação internacional de John Grant, autor de Green Marketing Manifesto. Ele falou sobre o papel das organizações na sociedade. A programação ainda contou com painéis como conciliar propósito e ação para atuar com causas de impacto; desafios e oportunidades para educação, saúde, sustentabilidade e igualdade de gênero. Representantes de empresas e instituições como Natura, Ben & Jerry’s, GRAAC e Instituto Avon apresentaram seus cases.

Comunicação de Causas

A jornalista Fernanda Kalena encerrou o evento com a apresentação do Narrativas, rede de profissionais de comunicação de causas criada para fortalecer o papel da comunicação nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social. Lançado em abril deste ano, durante o X Congresso GIFE, o grupo já reúne cerca de 200 profissionais. A DePropósito é integrante do Narrativas, no GT de Conhecimento.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page