top of page
  • Ester Athanásio

Especialista da Fundação Dom Cabral traça perspectivas para economia mundial e alerta para efeitos d


Durante Fórum Empresarial, clientes e convidados da JVALÉRIO FDC vão discutir cenário político-econômico e analisar previsões macroeconômicas até 2022. Interessados em conhecer o programa Fórum Empresarial podem se inscrever gratuitamente.


As principais transformações econômicas percebidas no Brasil e no mundo na última década serão tema do Fórum Empresarial realizado na próxima terça-feira (19) em Curitiba pela JValério Fundação Dom Cabral. Ministrado pelo professor Francisco Teixeira, historiador e cientista político, o evento é voltado a diretores e empresários mediante aprovação de inscrição que deve ser realizada no site da organização.


Após tempos de otimismo econômico, os últimos anos despertaram maior preocupação para o empresariado brasileiro, principalmente pelos efeitos das mudanças nas relações políticas entre os países. “A Crise Mundial de 2008 deixou marcas profundas, afetando de forma estrutural a arquitetura internacional; desde então o consenso entre as nações foi quebrado, gerando diversos desafios”, comenta o especialista. Segundo Teixeira, o cenário macroeconômico atual impõe dilemas, tanto em relação às políticas de "austeridade" ou de "relance" macroeconômico, quanto ao que diz respeito ao protecionismo e o livre comércio, dando origem a debates como a America First, o Brexit, a nova corrida armamentista, crises recorrentes em várias partes do mundo, baixo crescimento econômico e desemprego crônico. “Os países não estão mais conseguindo cooperar mutuamente”, afirma. “O que afeta e vai afetar o crescimento da economia mundial”.


A crise migratória também aparece como ingrediente que deve afetar o mercado mundial. No caso latino-americano, o professor da FDC destaca uma grave crise, do México ao Chile. As mudanças ideológicas no cenário político também provocam alterações sensíveis para região, como é o caso do MERCOSUL. Segundo o cientista político, o contexto de polarização da política brasileira também é prejudicial para o mercado. “Aprofunda a crise, afasta investimentos e atrasa a retomada do crescimento”, resume. Durante a manhã do dia 19/11, a alta gestão de um grupo seleto de empresas paranaenses terá a oportunidade de fazer uma análise desses cenários e de algumas tendências até 2022 com o renomado especialista.


Serviço: Fórum Empresarial:Situação atual e perspectivas para o Brasil e o mundo

Data: 19/11/19

Horário: das 8h00 às 12h30

Local: AR 3000 – Centro de Convenções – Sala 3 (Praça São Paulo da Cruz, 50 – 4º andar – Juvevê – Curitiba – PR)

Inscrições: https://jvalerio.com.br/


Sobre a JValério Fundação Dom Cabral

Desde 2005, a JValério é a representante da Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, realizando programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. Sendo uma das principais associadas da FDC no Brasil, a JValério já atendeu mais de 200 companhias e possui mais de 80 empresas ativas que vivenciam processos gradativos de transferência de conhecimento, com o intercâmbio de experiências em todos os níveis gerenciais. Tendo sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com mais de 40 anos de atuação em diversos segmentos em vários países e é a melhor escola de negócios da América Latina há 14 anos consecutivos e a 10ª melhor do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page