top of page
  • Ester Athanásio

Imprensa e empreendedorismo social trabalhando juntos contra a desinformação

Em vez de fake news, nós podemos promover boas notícias. Não apenas verdadeiras, mas boas*.


Por muito tempo, pessoas de diferentes partes do mundo têm se sentido cansadas de más notícias. Elas estão pessimistas sobre o futuro, sobre o mundo e sobre suas comunidades. Elas nem querem assistir televisão ou ler jornais porque a maior parte das notícias tratam de coisas ruins – e a consequência é pior. No Brasil, por exemplo, após três anos de ampla cobertura da corrupção, 43% dos brasileiros afirmam preferir a ditadura à democracia (site em inglês). Por quê? Por que temos visto muitos problemas sociais, problemas ambientais e problemas pessoais. Esses problemas são reais, é claro, mas o que temos a dizer sobre todos os outros aspectos positivos da democracia? O que temos visto de soluções para nossos terríveis problemas coletivos? Desistir da democracia seria o melhor caminho para resolver a corrupção? Parece difícil acreditar.

Clique aqui para acessar a verão do artigo em inglês.


Além das tradicionais más notícias, hoje nós temos o risco de viver na era da (des)informação. Nós temos tecnologia para fazer todos poderosos. Pessoas de todas as partes do mundo podem ler esse texto agora. Elas podem comentá-lo ou compartilhá-lo. Isso significa que temos as ferramentas para mostrar algumas informações de maneira mais rápida e fácil. No entanto, qual é a qualidade do conteúdo que você está lendo? Se você quiser saber se esse texto é verdadeiro e se pode confiar em mim, você deve fazer uma pesquisa sobre mim, quem eu sou e do que se trata este site. Se você confia na Rede YLAI, se esse programa tem credibilidade, você provavelmente vai confiar em minhas palavras também. Você pode discordar, é claro, mas sabe que não é uma notícia falsa.


Mas muitas pessoas não se importam com a fonte de informação. Eles apenas compartilham aquilo que reforça sua opinião. O problema hoje é acreditar nesse tipo de informação sem checar os fatos. Isso é perigoso para a imagem pública de pessoas, para empresas, além de representar um risco à esfera política e, principalmente, à democracia. Quando mentiras são compartilhadas com frequência, nós não podemos pará-las; elas se tornam verdades para muita gente.


Então, nós temos dois grandes problemas: muitas notícias ruins na imprensa tradicional e incontáveis notícias falsas na “nova mídia”, onde o conteúdo é enviado sem as regras de checagem do jornalismo tradicional. Mas, esse texto é uma notícia ruim? Não! Então, vamos às soluções!


Como podemos resolver ambos os problemas?

Sabemos que a questão é complexa, assim como a solução. Como jornalista e pessoa interessada em usar a imprensa para apoiar causas sociais e ambientais, fundei minha empresa, DePropósito Comunicação de Causas, no sul do Brasil, para mostrar o que os empreendedores sociais estão fazendo e, ao mesmo tempo, promover mais boas notícias relacionadas ao trabalho deles e às nossas comunidades. Eu acredito que as boas notícias têm poder de influenciar as pessoas para fazer alguma coisa por um mundo melhor. Apenas saber sobre a existência de nossos problemas sociais não é suficiente. Nós precisamos saber como causar impacto positivo, e eu conheço muitas pessoas na América Latina que estão fazendo isso!


Ao produzir reportagens sobre esses projetos, nós os estamos tornando mais conhecidos para o público e ajudando-os a se tornarem mais fortes, bem como melhorando suas chances de obter contato com investidores, voluntários, clientes e pessoas em geral. Ao mesmo tempo, estamos agregando valor à imprensa tradicional — aquela onde os dados são checados antes de serem compartilhados. Estamos usando a imprensa para impulsionar as causas sociais.


Nós acreditamos na comunicação também como uma causa. Acreditamos que devemos ajudar os jornalistas a entender sua função social e mudar sua mentalidade para promover mais notícias do bem. Concomitantemente, sabemos que o jornalismo profissional é um parceiro importante na luta contra a desinformação e em favor da checagem de dados compartilhados e da circulação de notícias verdadeiras para população.

Em parceria com a Rede YLAI, estamos promovendo a campanha #YLAIVerifies. O primeiro passo para mudar essa grande questão é parar, refletir e verificar antes de compartilhar qualquer informação. Durante as próximas semanas, nós vamos compartilhar outros conteúdos para discutir o impacto das fake news e como elas afetam nossas empresas e nossas comunidades. Também vamos compartilhar ideias sobre como podemos efetuar essa mudança na América Latina. Nós somos muitos jovens líderes. Essa é a nossa responsabilidade e não estamos sozinhos. Vamos nessa!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page