top of page
  • DePropósito Comunicação

Fundadora da DePropósito é selecionada pelo Departamento de Estado Americano para imersão de jovens

A jornalista Ester Athanásio é uma das lideranças brasileiras selecionadas como bolsista do programa Young Leaders of America Initiative (YLAI), conduzido pelo Departamento de Estado Americano e o Meridian International Center


A fundadora da DePropósito Comunicação de Causas, Ester Athanásio, é uma dos 250 fellows do YLAI Professional Fellows Program 2018, uma iniciativa do Departamento de Estado Americano e Meridian International Center que seleciona jovens empreendedores de até 35 anos dos 36 países da América Latina e Caribe para um período de intercâmbio dos Estados Unidos. O objetivo é identificar lideranças empreendedoras nas comunidades locais e fomentar a conexão entre os países americanos para ampliação do impacto social e econômico das iniciativas em suas localidades.


Mais de 2 mil jovens se inscreveram na última edição, na qual Ester foi selecionada como fundadora da DePropósito Comunicação de Causas. A jornalista passará cinco semanas nos EUA, entre setembro e outubro de 2018, estabelecendo conexões com iniciativas de impacto social e ambiental em toda América Latina, conhecendo a cultura americana e estudando empreendedorismo e liderança. Além das atividades com todos os fellows em Detroit e Washington DC, Ester prestará serviços voluntários em uma instituição que irá hospedá-la em Portland, Oregon. O grupo de 250 fellows é distribuído em várias cidades americanas, denominadas city hubs.


Networking

Antes de embarcar para Detroit, os fellows brasileiros se encontrarão no Summit Brazil, em São Paulo, no fim de agosto. Na ocasião, todos os bolsistas brasileiros das três edições do programa devem se encontrar e fortalecer a rede em três dias de atividades.


A imersão americana ainda não aconteceu, mas a rede YLAI já tem proporcionado conexões para a DePropósito. Em visita a Curitiba, Ivan Prado, empreendedor da CHAOSA, concedeu entrevista à Ester na rádio 95,7 FM, no Programa Terceira Via, uma iniciativa do Observatório de Justiça e Conservação conduzido pela DePropósito Comunicação com o objetivo de dar voz as causas sociais e ambientais e debater assuntos de interesse público, engajando cidadãos. Durante a entrevista, Ivan falou sobre ressocialização de detentos promovida pelo Projeto Líber.


O contato com outros empreendedores sociais de todo Brasil também tem proporcionado que a DePropósito fomente conexões entre os fellows do YLAI e iniciativas sociais e ambientais de Curitiba e Região Metropolitana.



Fellows do YLAI em Curitiba. Da esquerda para direita: Gabriel, Danielle, Ester, Stephanie e Paloma.

Curitiba representada

Outros três jovens curitibanos participam do programa em 2018. Paloma Pinheiro, fundadora do PeaceLabs.co; André Osna, co-fundador da empresa fora-da-caixa ELEVANTE e Gabriel Bonifácio, que atua com marketing digital. A primeira YLAIer curitibana foi Danielle Fausto, selecionada na primeira edição em 2016. No ano passado, Curitiba foi representada por dois jovens empreendedores: Stephanie Koller e Fábio Fabro. Além de pioneira no YLAI, Danielle Fausto, coaching, tem exercido o importante papel de fomentar a participação dos curitibanos nas edições mais recentes e, esse ano, conquistou a oportunidade "reverse", do YLAI. Em setembro ela receberá uma mentora americana em Curitiba para desenvolver atividades na cidade.

Sobre Ester Athanásio

Ester Athanásio é Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná, professora da Universidade Federal Tecnológica do Paraná e sócia fundadora da DePropósito Comunicação. Possui experiência em jornalismo televisivo e radiofônico como produtora, repórter e apresentadora. Desde 2013 atua na área de assessoria de comunicação e desde 2016 com especial dedicação à comunicação de causas socioambientais, ofertando serviços e treinamentos para o setor. Em 2017 recebeu o 2º lugar no prêmio Empreendedora Curitibana. Em parceria com instituições de impacto social, já escreveu um livro e dirigiu uma série de minidocumentários sobre empreendedorismo social, além de ser professora de Comunicação da Pós-Graduação à distância do Instituto Legado pelo Google For Education. Também produz e um programa de rádio diário dedicado a causas socioambientais e idealizado pelo Observatótio de Justiça e Conservação (OJC). Como pesquisadora, trabalha temas relacionados à interface entre Comunicação e Política.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page