top of page
  • Ester Athanásio

Representante do Brasil na ONU, jovem é a única mulher paranaense selecionada para programa inédito


Natalie Unterstell está reunida com lideranças de todo país em Brasília, no RenovaBR. Objetivo é treinar novos talentos e estimular candidaturas expressivas

A mestra em administração pública e especialista em mudanças climáticas Natalie Unterstell é a única mulher paranaense selecionada para a primeira edição do RenovaBr. O instituto de formação com foco na renovação política do Poder Legislativo encerra as atividades da primeira turma em Brasília, nos dias 19 a 21 deste mês. O objetivo do projeto inédito no Brasil é qualificar pessoas de todo o país para disputarem as eleições deste ano. As lideranças foram selecionadas num processo seletivo rigoroso que contou com mais de quatro mil inscritos para 130 vagas.


Jovem, com 35 anos, natural de Porto União e moradora de Curitiba, Natalie Unterstell é a única mulher selecionada do Paraná. Ela ressalta as atividades sobre ética e gestão fiscal sustentável como importantes para sua formação. “É muito interessante compreender como usar os instrumentos da política tradicional de uma maneira diferente, mais íntegra e poderosa, sem depender de caciques e cabos eleitores”, reforça a jovem.


Natalie já foi negociadora do Brasil na ONU. Dirigiu a área de desenvolvimento sustentável da Presidência da República e coordenou a primeira agência estadual dedicada a política de baixo carbono no país. Foi escolhida como liderança ambiental por Harvard em 2015. “O RenovaBr nos trouxe um sentimento de pluralismo. Ter pessoas de diferentes correntes ideológicas, diferentes partidos, de diferentes estados e mesmo assim, a gente conseguiu se enxergar como um grupo que tem princípios éticos e muita vontade de renovar a política que está aí”, resume Natalie.


A líder RenovaBr embarcou nesta segunda-feira para Brasília. Na última etapa de aulas presenciais, as lideranças terão atividades no Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. Entre as disciplinas propostas estão orçamento, Direito Eleitoral e contabilidade em campanhas; pontos estratégicos para construção de políticas públicas, ativismo digital, crescimento inclusivo e sustentável no Brasil, além de um seminário sobre Reforma Política com a presença de senadores e ministros do STF.


Sobre Natalie Unterstell

Administradora graduada na Fundação Getúlio Vargas, mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard, empreendedora e ativista. Dedica-se a desenhar, implementar e avaliar as políticas de desenvolvimento sustentável com atenção ao longo prazo. É uma das principais referências no assunto de mudanças climáticas no Brasil e na América Latina. É uma das embaixadoras globais programa Homeward Bound, que promove a participação das mulheres na ciência e na política. Foi a primeira brasileira fellow do Center for Public Leadership da Universidade de Harvard e também uma das cinco primeiras líderes ambientais selecionadas como Louis M. Bacon Environmental Leadership Fellow.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page