Saúde mental na pandemia: consultora recomenda atividades para relaxar e aproveitar tempo de isolame


Incertezas, isolamento e crise generalizada agravam casos de abalo emocional. Consultora orienta como profissionais podem usar o tempo da quarentena a seu favor e com equilíbrio.

A pandemia causada pela Covid-19 tem acentuado a incidência de problemas emocionais. Segundo um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada, a crise mental resulta do isolamento forçado, pobreza, apreensão e mortes geradas pelo momento. A OMS ressalta que entre os mais vulneráveis ao sofrimento mental estão as crianças e jovens isolados de amigos e escola, além dos profissionais de saúde que estão acompanhando de perto as mortes pelo novo coronavírus.

Outros estudos já estão mostrando o impacto causado por doenças emocionais ao redor do mundo. Uma pesquisa realizada no Reino Unido revela que 43% dos psiquiatras relataram um aumento em casos urgentes. O estudo foi feito pela Royal College of Psychiatrists com 1.300 médicos de saúde mental. Aqueles que já faziam acompanhamento psiquiátrico também sofrem: a realização de consultas sofreu queda de 45% entre pacientes que já faziam o tratamento, devido ao isolamento e a ociosidade.

Brasil é o país mais ansioso do mundo

De acordo com dados da Universidade da Califórnia e da OMS, 4,4% da população mundial sofre com depressão e 3,6% de ansiedade. Já no Brasil esses números crescem respectivamente para 5,8% e 9,3% - colocando o país como o mais ansioso do mundo. Em pandemias anteriores, como aquela causada pelo H1N1, metade dos pacientes internados nas UTIs tiveram sintomas de ansiedade e 25% apresentaram um quadro depressivo.

Como manter a saúde mental em equilíbrio

Mesmo indispensável para o combate ao novo coronavírus, o distanciamento físico é um dos principais agentes para o desenvolvimento desses problemas. Por isso é necessário se distrair e saber usar o tempo para não ter uma crise de ansiedade. Fazer exercícios e manter uma rotina podem ajudar no equilíbrio emocional. Além disso, como explica Mônica Vialle, master coach em lideranças e gestão de tempo, umas das alternativas é tentar usar a situação ao seu favor, utilizando o tempo em casa para fazer coisas que não conseguia antes, como aproveitar mais a família e até mesmo fazer cursos, se aperfeiçoar e transformar a situação em uma oportunidade para o mercado que estará abalado após o fim da pandemia. “Existem vários cursos bons e gratuitos online, seja de línguas ou outras áreas. Usar o ócio a seu favor é uma maneira de crescer profissionalmente e ajudar a manter uma saúde mental e emocional durante a pandemia”, afirma a fundadora da MOOM Consultoria e Coaching. Apesar de indicar as atividades, ela ressalta que não é necessário preencher todas as horas do dia, é preciso deixar um tempo livre. É um momento de reflexão, em que é essencial tentar afastar os pensamentos negativos e usar o tempo ao seu favor. Durante este período, a coach tem produzido conteúdos e feito palestras por meio de lives sobre o assunto, para saber mais basta acompanhar as redes sociais da MOOM Consultoria: @moomconsultoria.

Sobre Mônica Moraes Vialle e MOOM Consultoria

Sócia e diretora da MOOM Consultoria e Coaching, empresa binacional com sedes no Brasil e em Portugal. Master coach, consultora e palestrante, obteve sua formação coaching junto as mais importantes instituições nos EUA: Ohio University, Florida Christian University e no Brasil: Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, Sociedade Brasileira de Coaching - SBC e Instituto Holos. É mentora e consultora em Liderança, Coaching, Arquitetura, Urbanismo e Real Estate. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Lisboa, em Portugal, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC, técnica em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, cursou MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária, e especialização em Real Estate. Seu histórico profissional passa por mais de 20 anos em posições de liderança em empresas importantes no Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes