Saúde mental na pandemia: consultora recomenda atividades para relaxar e aproveitar tempo de isolame


Incertezas, isolamento e crise generalizada agravam casos de abalo emocional. Consultora orienta como profissionais podem usar o tempo da quarentena a seu favor e com equilíbrio.

A pandemia causada pela Covid-19 tem acentuado a incidência de problemas emocionais. Segundo um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada, a crise mental resulta do isolamento forçado, pobreza, apreensão e mortes geradas pelo momento. A OMS ressalta que entre os mais vulneráveis ao sofrimento mental estão as crianças e jovens isolados de amigos e escola, além dos profissionais de saúde que estão acompanhando de perto as mortes pelo novo coronavírus.

Outros estudos já estão mostrando o impacto causado por doenças emocionais ao redor do mundo. Uma pesquisa realizada no Reino Unido revela que 43% dos psiquiatras relataram um aumento em casos urgentes. O estudo foi feito pela Royal College of Psychiatrists com 1.300 médicos de saúde mental. Aqueles que já faziam acompanhamento psiquiátrico também sofrem: a realização de consultas sofreu queda de 45% entre pacientes que já faziam o tratamento, devido ao isolamento e a ociosidade.

Brasil é o país mais ansioso do mundo

De acordo com dados da Universidade da Califórnia e da OMS, 4,4% da população mundial sofre com depressão e 3,6% de ansiedade. Já no Brasil esses números crescem respectivamente para 5,8% e 9,3% - colocando o país como o mais ansioso do mundo. Em pandemias anteriores, como aquela causada pelo H1N1, metade dos pacientes internados nas UTIs tiveram sintomas de ansiedade e 25% apresentaram um quadro depressivo.

Como manter a saúde mental em equilíbrio

Mesmo indispensável para o combate ao novo coronavírus, o distanciamento físico é um dos principais agentes para o desenvolvimento desses problemas. Por isso é necessário se distrair e saber usar o tempo para não ter uma crise de ansiedade. Fazer exercícios e manter uma rotina podem ajudar no equilíbrio emocional. Além disso, como explica Mônica Vialle, master coach em lideranças e gestão de tempo, umas das alternativas é tentar usar a situação ao seu favor, utilizando o tempo em casa para fazer coisas que não conseguia antes, como aproveitar mais a família e até mesmo fazer cursos, se aperfeiçoar e transformar a situação em uma oportunidade para o mercado que estará abalado após o fim da pandemia. “Existem vários cursos bons e gratuitos online, seja de línguas ou outras áreas. Usar o ócio a seu favor é uma maneira de crescer profissionalmente e ajudar a manter uma saúde mental e emocional durante a pandemia”, afirma a fundadora da MOOM Consultoria e Coaching. Apesar de indicar as atividades, ela ressalta que não é necessário preencher todas as horas do dia, é preciso deixar um tempo livre. É um momento de reflexão, em que é essencial tentar afastar os pensamentos negativos e usar o tempo ao seu favor. Durante este período, a coach tem produzido conteúdos e feito palestras por meio de lives sobre o assunto, para saber mais basta acompanhar as redes sociais da MOOM Consultoria: @moomconsultoria.

Sobre Mônica Moraes Vialle e MOOM Consultoria

Sócia e diretora da MOOM Consultoria e Coaching, empresa binacional com sedes no Brasil e em Portugal. Master coach, consultora e palestrante, obteve sua formação coaching junto as mais importantes instituições nos EUA: Ohio University, Florida Christian University e no Brasil: Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, Sociedade Brasileira de Coaching - SBC e Instituto Holos. É mentora e consultora em Liderança, Coaching, Arquitetura, Urbanismo e Real Estate. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Lisboa, em Portugal, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC, técnica em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, cursou MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária, e especialização em Real Estate. Seu histórico profissional passa por mais de 20 anos em posições de liderança em empresas importantes no Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.