Vídeos para povos indígenas alertam para o perigo das fake news sobre a vacina contra a Covid-19


Diante dos efeitos da desinformação sobre a vacina contra o novo coronavírus, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou uma série de vídeos direcionados aos povos indígenas com o objetivo de combater as notícias falsas, as chamadas fake news. Os vídeos foram gravados por alunos indígenas que pertencem a diferentes etnias e falam sobre a importância da imunização e a segurança das vacinas.


A campanha faz parte do Todos pelas Vacinas, grupo que integra universidades públicas do Paraná (UFPR, Unespar, Unioeste, UENP, UEL, UEM, Unicentro, UEPG, UFFS, UNILA, UTFPR, IFPR), universidades privadas (PUC-PR e Tuiuti), a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Fundação da Universidade Federal do Paraná e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Funpar).


“Temos de saber valorizar o espaço de fala das diferentes etnias e fazer chegar ao maior número possível de comunidades indígenas em todo o país”, afirma o professor Carlos Alberto Martins da Rocha, superintendente de Comunicação da UFPR.


Covid-19 e povos indígenas


De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), divulgado no dia 02 de março, o Brasil já registrou 43.874 casos de Covid-19 entre indígenas e 584 óbitos, sendo 85 deles no estado do Mato Grosso do Sul. Para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) os casos são subnotificados. A entidade contabiliza 984 mortes de indígenas no país, entre elas, a de Amoim Aruká, último ancião do povo Juma.


Informação contra desinformação


Clicando aqui você encontra a playlist completa de vídeos gravados por pessoas indígenas que alertam sobre os perigos das fake news. Abaixo, você pode conferir o relato de Fernanda Vargas, estudante de fisioterapia que vive na aldeia Kakané Porã, localizada em Curitiba:



O que são as fake news


Em 2020, a DePropósito lançou um e-book que contextualiza a origem das fake news e os efeitos delas na saúde em pública, principalmente diante da pandemia de Covid-19. O material é gratuito e está disponível para download.


Quero baixar o e-book sobre Fake News em Debate
Posts Em Destaque
Posts Recentes