Já preparou o Plano de Comunicação para 2021?



Você piscou e 2020 foi embora. O ano que entrou para história com uma crise que afetou o mundo todo, está em seus último dias, o que significa que é hora de pensar nas estratégias para 2021. Fazer um plano de comunicação é fundamental para qualquer perfil de negócio, seja dos setores privado, público e 2.5, seja para organizações da sociedade civil (e porque não um plano pessoal?). Em contexto de crise e desdobramentos para o ano novo, ter um plano de comunicação institucional, ou para campanhas pontuais, ajuda a alcançar objetivos e garantir bons resultados. Neste post, nós te damos algumas dicas de como desenhar o plano da sua iniciativa.


O que é o plano de comunicação


É um documento onde são definidos os públicos-alvo, mensagens de acordo com cada perfil, ações previstas para o ano, canais para divulgação, gestores dos projetos e métricas para avaliação de resultados. O ideal é que toda empresa tenha o seu plano de comunicação geral, identificando os stakeholders e as melhores maneiras de se comunicar com eles. Ao menos uma vez por ano, deve-se revisar o planejamento para fazer atualizações necessárias e, a partir dele, definir novas campanhas/projetos e seus objetivos.


Quais os benefícios de ter um plano de comunicação?

  • permite ter uma noção clara de quais são os públicos prioritários

  • cria um posicionamento para a marca

  • mantém uma política de padronização da comunicação

  • ajuda a definir as melhores estratégias

  • ajuda a entender os caminhos para atingir o objetivo

  • cria formas específicas de avaliar o sucesso das ações

Como fazer um bom plano de comunicação

Todo plano de comunicação é baseado no planejamento estratégico e no propósito da empresa ou organização, afinal, todas as ações devem estar integradas e ser coerentes com os valores institucionais. O plano deve conter alguns básicos, começando pelo público-alvo, as pessoas e os grupos com quem você fala. Comunidade? Investidores? Parceiros? Voluntários? Para cada público, há um tipo de abordagem e canais de comunicação mais ou menos adequados. Por exemplo: se você quer chamar a atenção de adolescentes, fazer postagens no LinkedIn não é uma boa opção. Atualmente, o Tik Tok e o Instagram são as redes sociais mais usadas por esse público.


Outros itens essenciais para o plano de comunicação são as atividades e ações previstas, qual é o objetivo delas, cronograma, quem serão os responsáveis, quais são as tarefas a serem executadas e por quem, quanto vai custar e quais serão os critérios de avaliação para saber se o objetivo foi cumprido. Esse último ponto é fundamental para saber o que deu certo, o que precisa de melhoria e o que pode ser usado para fundamentar a avaliação de impacto.


A DePropósito oferece consultoria para guiar empresas que precisam desenvolver o plano de comunicação institucional ou definir estratégias para campanhas específicas. Quer saber como podemos ajudar? Entre em contato com a gente ;-)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.