top of page
  • DePropósito Comunicação

Ong Nariz Solidário leva arte do palhaço para saúde mental em Curitiba e Região



Depois do sucesso no projeto De Nariz Para Nariz 1, que levou a palhaçaria para ambientes de saúde de forma adaptada na pandemia, ONG amplia atuações para unidades hospitalares e de saúde mental do SUS de forma descentralizada e inclusiva


Pela primeira vez na trajetória do Nariz Solidário, o trabalho da associação que promove a arte do palhaço vinculada à saúde e ao bem-estar chegará à rede de apoio em saúde mental da Grande Curitiba, no Paraná. A segunda edição do premiado projeto De Nariz para Nariz , vai realizar mais de 100 ações gratuitas em dez unidades pertencentes ao SUS de Curitiba e região ao longo de 2023 de forma descentralizada e inclusiva, prevendo impactar mais de 10 mil pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde.


As atuações serão desenvolvidas por 40 palhaços profissionais e voluntários, que irão percorrer os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais fora do eixo central da capital. O projeto prevê ainda a quinta edição do Encontro Nacional para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários, previsto para o segundo semestre e que tem como objetivo ampliar a qualificação da gestão de grupos semelhantes em todo país. O projeto também promoverá ações formativas para professores da rede pública de ensino.


“Para essa nova edição do De Nariz para Nariz temos uma novidade muito importante, que é a ampliação das nossas ações para unidades dedicadas à saúde mental e unidades hospitalares com pouca ou sem nenhuma oferta artística na região”, revela Eduardo Roosevelt, cofundador e presidente da associação.


Além de todas as ações para o setor da saúde e educação, a equipe da ONG também receberá cerca de 100 horas de treinamento durante o ano, incluindo capacitações em linguagem de sinais e diversos temas ligados à palhaçaria com atuação dentro do contexto social e da saúde física e mental. “Queremos aprimorar o nosso trabalho de forma profissionalizada e adaptada à realidade e diversidade do nosso público, tendo em vista questões de diversidade, equidade e inclusão”, afirma Roosevelt.


A 2ª edição do projeto De Nariz para Nariz tem realização do Fundo Nacional de Cultura, secretaria especial de Cultura e Ministério da Cultura, sendo possível com o apoio de empresas parceiras da associação e participantes dos programas de leis de incentivo. São elas: BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Banco CNH Industrial, Grupo Fertipar, Cimento Itambé e Malhas Wilson.


Sobre o Nariz Solidário


A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 120 mil pessoas, atuando em diversas frentes como: promoção ao voluntariado, à arte, à cultura e à articulação em rede; desenvolvimento de artistas; realização de oficinas de empatia, de encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e na criação de diversos eventos.


Em 2019, foi premiada em 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCom. Em 2021, com as práticas realizadas no projeto "De Nariz para Nariz" durante a pandemia, foi laureada nos Prêmios RPC GAME, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia e venceu o maior prêmio de Marketing do Paraná, promovido pela ADVBPR, na categoria Social. Em 2022 com as práticas realizadas no projeto Encontros e Risos, recebeu outros dois prêmios nacionais, sendo eles: Prêmio Melhores ONGs 2022 - Entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país e Prêmio VOL - Vencedor com uma das Melhores Práticas de Gestão de voluntários do País.


Facebook e Instagram: @narizsolidario

Telefone: (41) 9.9225.9422

E-mail: narizsoliodario@gmail.com


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page