top of page
  • DePropósito Comunicação

Instituto Incanto movimenta PIB e marca a filantropia de Curitiba em jantar beneficente


Asas Para Transformação: uma vida por vez. Esse foi o tema do Jantar Beneficente realizado pelo Instituto Incanto no último dia 23 de novembro, que reuniu diversos empresários e líderes sociais, no salão verde do Clube Curitibano. Estiveram presentes Edu Lyra, CEO e fundador da Rede Gerando Falcões, Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, ambos apoiadores do Incanto.


O jantar foi apresentado pelo ator Leonardo Miggiorin, que no primeiro momento chamou ao palco a fundadora e presidente da ONG, Camila Casagrande. A líder social emocionou a todos ao contar sua história, que em diversos momentos se mistura com o início do Incanto, já que Camila também possui uma origem simples e nasceu em um dos bairros mais perigosos de Curitiba (PR), o CIC (Cidade Industrial de Curitiba), que hoje conta com a atuação da organização.


Camila salientou que em Curitiba, capital considerada modelo para o Brasil, a fome e a pobreza existem: “É inadmissível num país como o nosso, com tanto recurso, tecnologia, educação e recursos naturais, que ainda existam pessoas passando fome. Em Curitiba, nós temos 232 favelas, e são cerca de 210 mil pessoas que moram em situação de extrema pobreza”.


A ONG oferece aulas de dança, teatro, música, circo, canto, artes visuais, cultura, tecnologia, entre outras, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e moradoras de favelas de Curitiba e Região Metropolitana. As oficinas são no contra turno escolar e tem por objetivo fazer com que a criança frequente o Centro Cultural, desenvolva alguma habilidade e se divirta, ao invés de estar na rua.


Durante o jantar, os convidados também puderam ouvir o relato da Presidente do Conselho Mirim do Instituto Incanto, Gabrielle Martins Cavalheiro. A jovem, que é uma das atendidas pela instituição, contou sobre sua história e a forma pela qual o Incanto transformou sua vida. Outras crianças e adolescentes da ONG fizeram apresentações de dança, música e instrumentos. Além da fala do Presidente do Conselho de Gestão, Emílio Morschel, que apontou sobre o quanto participar do conselho está mudando cada um dos integrantes.


Incanto foi acelerado pela Gerando Falcões

No Paraná, o Instituto Incanto foi a primeira ONG paranaense a ser acelerada pela Rede Gerando Falcões. A parceria fez com que o Incanto conseguisse evoluir em diversas áreas, inclusive na captação de recursos. A organização passou, em um ano, de nove mil reais arrecadados, para mais de 1,7 milhão de reais, número 28 vezes maior.


Edu Lyra, que esteve presente no encontro, também subiu ao palco e fez questão de destacar a perseverança da presidente do Incanto, além de fazer uma importante reflexão sobre cidadania. “A coisa mais importante que alguém tem é a sua cidadania, porque a cidadania é exatamente a capacidade que você tem de atender a convocação da menina da periferia, é a sua capacidade de se importar, de escutar, de participar e de doar, que é efetivamente o que muda o mundo”, ressalta.


Foi por meio da cidadania, que mais de R$ 100 mil foram arrecadados no Leilão Beneficente e em doações individuais. Os itens do leilão, comandado por Edu Lyra, Camila e o empresário Luciano Caldeira, foram vários. Desde camisas de time autografadas, até obras de arte, palestra com o CEO da Gerando Falcões e workshop com grandes empresários.


Grupo Boticário é um dos principais apoiadores da ONG


Outro nome que subiu ao palco e frisou a parceria com o Incanto, brilho nos olhos e a força de vontade da presidente da ONG, foi o vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, um dos patrocinadores da organização. O empresário, também curitibano, contou que já tinha a vontade de apoiar alguma organização da cidade, e foi apresentado ao Instituto por meio de Edu Lyra.


Ao ser apresentado, o fundador da Gerando Falcões pediu não somente um apoio financeiro, mas também ajuda na estruturação, organização e desenvolvimento da organização. Hoje, Artur é mentor da presidente do Incanto, e a auxilia nos processos de gestão da ONG.


“Temos como tradição apoiar diversas entidades, mas o que faz brilhar nosso olho são projetos que a gente possa fazer que gerem mudanças em condições estruturais. Coisas que se perpetuem, coisas que fiquem a longo prazo. Projetos que possam ser a porta de saída da miséria e da pobreza. São esses os grandes projetos em que a gente acredita e tem mais carinho e mais dedicação para poder acontecer”, comentou Artur.


Apoiadores do Jantar

O jantar foi realizado pelo Incanto e a Gerando Falcões, e o principal patrocinador do evento foi a rede de restaurantes Madero. Mas, para tudo acontecer, outras marcas se prontificaram a ajudar, entre elas: Festval, Clube Curitibano, Saly Gignon Design de Eventos e Interiores, KZ3 – Áudio visual, Stage Áudio visual, DJ Ricka Vitorino, Plantas 1000, Buffet Deucher, Bradock seguranças, Única Fechamentos, Banda Outsider, ME Movelaria, SF Estacionamento, Gaia Candle, Promonta Serviços em Comunicação visual, Hotel Deville, Clube Atlético Paranaense, Bar do Victor, Coritiba Futebol Club, Restaurante Barolo e Gráfica Malires.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page