“De Nariz para Nariz”: projeto traz palhaçaria virtual e leveza para a rotina hospitalar

Viabilizada via Lei de Incentivo à Cultura ação da ONG Nariz Solidário expande apoio terapêutico e intervenções artísticas a hospitais em meio a pandemia



A pandemia do novo coronavírus mudou a vida de todos, mas ninguém foi mais afetado do que pacientes e profissionais da saúde. Buscando levar esperança para esses ambientes, surgiu o projeto “De Nariz para Nariz” da Associação Nariz Solidário (sem fins lucrativos) que, por meio da arte da palhaçaria, atua para humanizar e transformar ambientes de cuidado com a saúde. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto estará presente dentro dos hospitais de Curitiba e região nos próximos seis meses de uma forma que poucos conseguem chegar atualmente.


“Em Curitiba e região metropolitana, as restrições de circulação e dificuldades logísticas e econômicas dificultaram o trabalho dos grupos de palhaçaria que atuam nos hospitais. Este importante projeto nos fará entregar uma intervenção artística de grande potencial terapêutico, em um momento no qual todos estão sobrecarregados. Com o apoio dos nossos parceiros, o Nariz Solidário se posiciona como um relevante agente de transformação e de auxílio ao setor de saúde em meio a uma pandemia sem precedentes”, ressalta Eduardo Roosevelt, Presidente da ONG e Coordenador-Geral do projeto.


“De Nariz para Nariz” atuará no Hospital Infantil Waldemar Monastier (Campo Largo), no Hospital do Idoso Zilda Arns, no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Adaptadas para os tempos de pandemia, as intervenções contam com uma manequim apelidada de Covidina, que leva um tablet no lugar do rosto e em cuja tela são apresentadas as atuações dos palhaços para os pacientes, colaboradores e profissionais dos hospitais – tudo de forma virtual, remota e segura. Dois dos quatro hospitais atendidos pela ONG receberão visitas presenciais da Covidina, enquanto aos demais serão entregues vídeos e outros materiais para serem transmitidos.


Intervenções em tempos de pandemia Um dos hospitais contemplados, a Santa Casa de Curitiba comprou a ideia e foi o grande laboratório para esse projeto durante o ano de 2020. “A capacidade de adaptação de todos nós foi levada ao limite pela pandemia. O Nariz Solidário mostrou uma força de vontade e uma criatividade imensa para seguir com as intervenções. O projeto teve apoio imediato da equipe assistencial e permitiu até ampliação das atividades, mesmo nos momentos mais complexos”, pontua Marco Sanfelice, Relações Institucionais do hospital.


“Os níveis de pressão sobre todos que estão nas alas de internamento são muito altos e a presença dos risos e brincadeiras tem profundo efeito psicológico, auxiliando na terapia e na redução do stress de todos. A Covidina já é uma parceira da equipe, grande aliada do time de psicologia e de assistência”, complementa a psicóloga Luana Bastos, da Santa Casa de Curitiba.


Mesmo com as limitações apresentadas pelo cenário atual, o Nariz Solidário conseguiu se preparar e planejar ações para não deixar de atuar e poder, assim, auxiliar esse setor que está extremamente vulnerável. “Entendo, ainda mais agora, a importância que nosso trabalho tem, uma vez que o acesso aos pacientes é muito restrito nesse momento de colapso. Os hospitais olham para nós e dizem que somos uma das poucas ajudas e soluções que eles estão recebendo no âmbito voluntário intramuros. Por isso, estão contando muito conosco”, frisa Roosevelt.


Apoiadores

“De Nariz para Nariz” é uma realização via Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com o patrocínio de Cia de Cimento Itambé, Havan.SA, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, NHS Sistemas Eletrônicos, Martinelli Advocacia Empresarial, Merco Soluções em Saúde S/A e Lucélia Biaobock. A Lei de Incentivo à Cultura permite que empresas e pessoas deduzam do imposto de renda os valores destinados à projetos culturais, uma oportunidade para empresas e pessoas físicas em utilizar parte de seus impostos para apoiar o Nariz Solidário, e contribuir para a promoção da saúde e da cultura. Além de Curitiba, o Nariz Solidário também promove ações de âmbito nacional, que auxiliam outros grupos pela perspectiva da gestão. Existem também outras formas de apoiar essa causa, como ações pontuais, voluntariado, financiamento coletivo, investimento social direto, voluntariado corporativo, etc.


Sobre o Nariz Solidário

A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 40 mil pessoas, atuando com suas frentes de promoção ao voluntariado, promoção a arte e cultura, articulação em rede, desenvolvimento de artistas, realização de oficinas de empatia, encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e a criação de diversos eventos. Em 2019 foi premiada em 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCom.


Para saber mais:

www.narizsolidario.org/apoie

https://linktr.ee/narizsolidario

Site: www.narizsolidario.org

Facebook e Instagram: @narizsolidario


Telefone: (41) 99677-8713 (apenas WhatsApp)

E-mail: narizsoliodario@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.