5 sites dedicados às boas notícias

July 7, 2020

As good news têm papel importante na renovação da esperança e no compartilhamento de exemplos que nos impulsionam a construir o mundo que queremos

 

Com tanta informação pesada que acompanhamos nos últimos meses, é sempre bom dar um respiro conhecendo histórias transformadoras, que ajudam a renovar nossa esperança de que, sim, é possível construir um mundo melhor para nós e para as próximas gerações. Não é tarefa fácil, sabemos, mas se cada um fizer sua parte, podemos viver em uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. 

 

Acompanhar as notícias veiculadas na imprensa, ainda que negativas, é fundamental para entender o cenário em que estamos e onde queremos chegar. E para ter inspiração sobre as melhores forma de agir não faltam bons exemplos. Os sites que se dedicam às boas notícias têm esse poder de mostrar o que podemos fazer com base na solidariedade e na colaboração. Indicamos aqui cinco portais que divulgam good news e nos ajudam a continuar acreditando em nosso ideal. Confira:

 

Razões para Acreditar

 

Um dos mais populares sites de boas notícias do país, nasceu em 2012 e tem o objetivo de fortalecer o otimismo das pessoas e provar que tem muita coisa boa acontecendo pelo mundo, só precisam ser conhecidas. O Razões para Acreditar divulga ações inspiradoras e informações em áreas como sustentabilidade e educação.

 

Durante a pandemia, o site criou uma página especial para compartilhar correntes do bem e listas com vagas de trabalho home office. Recentemente, também decidiu usar a popularidade para gerar ainda mais good news. Com o projeto VOOA, ele organiza “vaquinhas online” para ajudar quem precisa. Um exemplo é o seu Alcides, que perdeu sua casa durante um incêndio, mas emocionou os internautas ao continuar feliz por saber que seu cãozinho sobreviveu. Uma rede solidária com mais de 900 apoiadores arrecadou R$ 45.318,00 e seu Alcides já está reconstruindo sua casa. Lindo, né?

 

Seu Alcides e Quinho, seu cachorrinho e amigo. Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi


 

Jornal de Boas Notícias

 

Leia sem Medo! É com esse slogan que o Jornal de Boas Notícias, um site que reúne conteúdos positivos do Brasil e do mundo, entendendo que não se pode fechar os olhos para os problemas do mundo, mas que eles já têm uma cobertura ampla da imprensa tradicional. Uma das matérias mais recentes fala sobre pesquisa da Fundação Canadense de Saúde do Homem, que apontou que 60% dos pais canadenses se aproximaram mais dos filhos por causa da quarentena. O isolamento tem sido uma oportunidade de estreitar os laços familiares e dar valor para o que realmente importa. 

 

 

Só Notícia Boa                                                                                                                                                                                                                                                           

O nome já diz tudo! Criado em 2011, o Só Notícia Boa foi criado para disseminar informação positiva e bons exemplos no Brasil e no mundo, com o objetivo de levar, felicidade e esperança, além criar uma geração de seres mais gentis, criativos, solidários e altruístas. Além de matéria em texto, publica vídeos e um podcast para escutar boas notícias onde e quando quiser. Quer um exemplo? Uma mulher grávida de trigêmeos moradora do Texas, nos Estados Unidos, teve Covid-19 e deu entrada no hospital com 28 semanas de gestação. Ela ficou internada por quase um mês, mas apesar do risco, tudo correu bem e os três bebês - Isabella, Nathaniel e Adriel - nasceram bem e estão crescendo saudáveis. 

 

Foto: Women's Hospital of Texas

 

 

The Good News Coronavírus

 

Diante de tantos efeitos negativos gerados pela pandemia, três desenvolvedores e uma designer acharam importante não deixar de lado as boas histórias que ajudam a manter a esperança: número de curados, buscas por uma vacina em uma velocidade sem precedentes, colaboração entre organismos internacionais e a sociedade civil. Os criados explicam:

 

“E é para isso que o The Good News Coronavírus foi concebido: ser um farol de esperança para quem se sente afogado em um oceano de más notícias, que apesar de serem importantes para a prevenção da pandemia, causam ansiedade e desespero. Através desse portal a sociedade vai saber que existe um amanhã de possibilidades e que a derrota ao Coronavírus vai entrar na história como o momento em que nos conectamos e construímos um futuro melhor”. No ar desde o dia 20 de março, o site indica leituras com análises sobre o cenário pós-pandemia e já tem quase 30 mil seguidores no Instagram. 


Tudo Já Existe

 

Criado pela jornalista Ana Flavia Silva, o Tudo Já Existe é um canal de boas notícias e histórias inspiradoras que tem a missão de mostrar que tudo o que é preciso para fazer o mundo melhor já existe: a gente só precisa conectar. Além do site, o projeto tem um canal no Youtube com um jornal de boas notícias que apresenta os destaques da semana na área de good news. Mais uma opção para se inspirar, alimentar as esperanças e aquecer o coração. E tem mais: a DePropósito faz parte do projeto e tem uma coluna fixa no Tudo Já Existe. Por lá, a gente compartilhar cases inspiradores dos clientes e parceiros. 

 

E aí, gostou do conteúdo? A gente acredita que para fortalecer as boas notícias também precisamos ser agentes de educação midiática e agir contra a disseminação de notícias falsas. Por isso, publicamos um ebook gratuito com dicas para combater as fake news e ajudar a dar mais espaço para as good news. Quer fazer o download? Clique aqui.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Série de lives aberta ao público orienta empreendedores paranaenses sobre desafios da crise

July 14, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo