top of page
  • Ester Athanásio

Rede de Apoio contracoronavirus.com.br mobiliza sociedade para enfrentar COVID-19

Mais de 250 paranaenses estão engajados para arrecadar recursos materiais e humanos e minimizar danos da crise causada pelo novo coronavírus.

Todas as pessoas são importantes. Com esse lema a Rede de Apoio contracoronavirus.com.br abriu seu manifesto publicado nas redes sociais na terça-feira, 17. Vinte e quatro horas depois da convocação dos organizadores do movimento, o grupo criado no aplicativo do Whatsapp (https://chat.whatsapp.com/GaEqGdjBw4oJLVSvbQqWyV) tinha chegado a 250 apoiadores.


O objetivo da rede é mobilizar todo o tipo de recursos para contribuir com as famílias carentes, com o esforço público e com os hospitais para reduzir o impacto da pandemia. “Fazemos um apelo a todas as pessoas que têm recursos para doar, sejam técnicos ou tecnológicos, financeiros, de consumo ou de produção, para que se somem a este movimento”, diz o advogado Rhodrigo Deda, um dos quatro organizadores do movimento, ao lado do administrador de empresas Fabio Zugman, do publicitário Maurício Ramos e do empreendedor social James Marins.


Com foco na resolução de problemas, a Rede de Apoio conta com cidadãos de alta capacidade técnica e de mobilização da sociedade. Para ter rápida efetividade, atua em algumas linhas de ação, que estão em diferentes estágios de desenvolvimento:

- Inova Contra Coronavírus: rede de conexão dos diversos atores do ecossistema de empreendedorismo para analisar problemas e propor soluções.

- COVID19-Alimentos: arrecadação de alimentos para as pessoas de baixa renda que vão precisar ficar em quarentena.

- COVID19-Fatos: rede de informações verdadeiras.

- COVID19-Tech: viabilização de ferramentas de dados úteis para a sociedade paranaense.

- COVID19-Moradores de Rua: auxílio a moradores de rua.

- COVID19-Apoio: comunidade de apoio psicológico.

Essas iniciativas estão em diferentes estágios de desenvolvimento e serão lançadas ao longo dos próximos dias.

A Rede de Apoio contracoronavirus.com.br reúne esforços da comunidade paranaense realiza ações, estabelece discussões e trocas por meio digital, por meio das redes sociais e de uma plataforma onde os participantes podem publicar conteúdos informativos, educativos e analíticos sobre o atual cenário de pandemia.

Para conhecer o trabalho: https://contracoronavirus.com.br/

Para participar da Rede de Mobilização:

https://chat.whatsapp.com/GaEqGdjBw4oJLVSvbQqWyV


Inova Contra Coronavirus

Na frente de inovação social, coordenada pelo presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, James Marins, a proposta é conectar soluções inovadoras em prol do propósito de combater a COVID-19 com doadores capazes de prover condições para execução. No site inova.contracoronavirus.com.br é possível cadastrar ideias. Após o registro, as propostas passam por uma curadoria, encaminhamento para subgrupo, onde poderão receber contribuições “com recursos como tecnologia, logística, pessoas, rede, mídia e, inclusive, recursos financeiros de acordo com cada caso”. Por fim, os projetos seguem para execução.


A plataforma foi lançada ontem.

Contato: James Marins (41 99934-9209)


COVID19-Alimentos

O projeto de arrecadação de alimentos está sendo desenvolvido em colaboração com organizações do terceiro setor, empresários, empreendedores, supermercados e empresas da nova economia da cidade. A ideia é trabalhar com o Instituto Lixo e Cidadania, que vai distribuir pra cerca de 1200 famílias das 52 cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, que já começa a sentir os impactos dessa crise. A maioria dessas pessoas são mulheres (70%) e a maioria delas são mães solo, que pra poder ficar em casa precisam garantir alimentação à família.

Contato: Maurício Ramos (41 99652-0949)


COVID19-Fatos

O combate à Fake News e disseminação de informação verdadeira será feita pela Rede de Apoio em colaboração com os mais diversos atores da sociedade, sejam eles, públicos, privados ou do terceiro setor. Está em fase de implementação. A DePropósito também integra essa rede.

Contato: Rhodrigo Deda (41 99166-5611)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page