top of page
  • Ester Athanásio

Eleições municipais: iniciativa coletiva quer aumentar participação política em Curitiba

Grupo formado pela sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas cria laboratório de cultura democrática. Pesquisa indica que desconfiança entre curitibanos afeta a colaboração social.



Um grupo diverso formado pela sociedade civil organizada, universidades, representantes públicos e instituições privadas quer fazer de Curitiba um laboratório coletivo de cultura democrática. Com início em 2019, o Programa Cidade Modelo estimula a colaboração a partir do debate e da conexão entre diferentes atores sociais que atuam nas mais diversas agendas e regiões da cidade. O conselho do projeto se reúne na próxima quinta-feira (30), para planejar as ações de 2020, ano de eleições municipais.


A proposta nasceu em Curitiba por iniciativa do Instituto Sivis, organização que busca contribuir para um Brasil colaborativo, honesto e democrático, que convidou dezenas de lideranças locais para encontros e oficinas que tiveram como objetivo debater a cultura de colaboração. Segundo Índice de Democracia Local de 2017, há um déficit de cultura democrática em Curitiba: 60,8% dos entrevistados desconhece o papel do legislativo municipal; enquanto 32,1% diz não ter confiança alguma nos vereadores. Os baixos níveis de confiança também se estendem à sociedade civil: somente 15,8% dos respondentes dizem confiar na maioria das pessoas. Como agravante, 90% afirma nunca ter participado de atividades coletivas comunitárias. Para Jamil Assis, Relações Institucionais do Instituto Sivis, existe um imaginário social depreciativo da política. “As pessoas não confiam em suas instituições e nem mesmo umas nas outras; e têm expectativas equivocadas do governo, dado que muitos não conhecem suas próprias responsabilidades cidadãs”, analisa.


O Cidade Modelo já realizou seis encontros envolvendo 114 lideranças de Curitiba. Os primeiros encontros identificaram os principais obstáculos e estabeleceram três prioridades para 2020: valorizar a cultura local, cultivar cidadania e promover o florescimento de lideranças. Além do conselho multissetorial, o programa possui grupos de trabalho temático, que se reúnem para debater questões relativas à cultura, cidadania e lideranças. O objetivo do programa é desenvolver os níveis de confiança e colaboração entre a população local e, assim, encontrar padrões que possam ser úteis a outros municípios no Brasil e no mundo. A metodologia desenvolvida está à disposição de lideranças locais que estejam dispostas a aplicar e adaptar o Cidade Modelo em outras cidades.


Sobre o Programa Cidade Modelo

O Programa Cidade Modelo é um laboratório coletivo de cultura democrática que busca fortalecer a participação política por meio da promoção de práticas de confiança e colaboração local. Tendo Curitiba como laboratório, pretende encontrar caminhos e soluções replicáveis, a fim de ampliar o impacto global. Reúne diversas lideranças comunitárias locais para debater e colaborar a favor de soluções conjuntas para a cidade. Saiba mais: www.cidademodelo.org.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page