Instituição que visa fortalecer a democracia brasileira é lançada em Curitiba

Instituto I.AM Democracia pretende oferecer formação sobre valores democráticos, pesquisa científica e ações em corporações que querem ser mais plurais e inclusivas. Lançamento oficial é nesta sexta-feira (04), a um ano das eleições municipais de 2020.


Com a intenção de oferecer conteúdo qualificado para formação e participação democrática, será lançado em Curitiba nesta sexta-feira (04) o Instituto Allan Menengoti pela Democracia, o I.AM Democracia. O início das atividades da instituição marca a contagem regressiva para um ano das eleições municipais de 2020 e reúne especialistas brasileiros para debater os pilares do regime político e promover a cultura cidadã. A juíza federal do Trabalho Mylene Pereira Ramos Seidl e o Doutor em Filosofia Roosevelt Arraes estão entre os painelistas convidados. O coquetel de lançamento do I.AM será realizado na Livraria da Vila, no Pátio Batel, a partir das 19h e é aberto ao público. Para participar, basta se inscrever pelo site: https://bit.ly/2nAukan


De iniciativa do jornalista e advogado Allan Menengoti, o objetivo da instituição é oferecer informações relevantes sobre política e envolver a população na esfera do diálogo, entendendo que o acesso à informação é requisito básico para qualidade da democracia. “Em um momento em que as pessoas têm medo de falar nós aproximamos o cidadão de um debate qualificado com grandes pensadores do Brasil e do mundo”, explica Menengoti.

Semanalmente o I.AM vai publicar entrevistas em vídeo com grandes estudiosos da democracia. Pensadores e pesquisadores importantes como o filósofo Mário Sérgio Cortella, o cientista político americano Steven Levitsky e o sociólogo italiano Domenico de Masi já foram entrevistados pelo programa Elos da Democracia, que terá sua primeira exibição nesta sexta no portal online da instituição. “Vamos reunir diferentes perspectivas para analisar a democracia, desde os aspectos históricos, o olhar do cinema e da literatura, os direitos humanos e a equidade de raça e gênero”, comenta Allan Menengoti, fundador do I.AM e jornalista responsável pela condução das entrevistas.


Além de oferecer conteúdo gratuito para compreensão da democracia, a organização apartidária visa fortalecer os valores democráticos envolvendo grandes corporações por meio de treinamentos que reforçam pilares como equidade de gênero, igualdade racial e inclusão da pessoa com deficiência. “Além de propor uma gestão inovadora a essas companhias, queremos transmitir princípios norteadores da democracia e criar ambientes propícios para que eles sejam implementados de maneira concreta no mercado de trabalho”, comenta Allan Menengoti.


Palestrantes confirmados

Durante o lançamento desta sexta-feira o presidente do I.AM vai apresentar os pilares da organização e os principais parceiros. Os palestrantes convidados são Mylene Pereira Ramos Seidl, Juíza Federal do Trabalho em São Paulo que tem se destacado por sua atuação em casos envolvendo minorias, discriminação, trabalho escravo e acidentes do trabalho de grandes proporções; e Roosevelt Arraes, Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica, especialista em Ética, fundador do Instituto Mais Cidadania, criador do Jogo da Eleição, material didático sobre democracia que já foi levado para mais de quatro mil alunos de escolas públicas.


Sobre o IAM Democracia

O Instituto Allan Menengoti para a Democracia (I.AM Democracia) é um Think Tank, um movimento apartidário, independente e inédito no Brasil pela forma em que se apresenta em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e das demais garantias fundamentais democráticas previstas pela Constituição Federal. O I.AM tem o propósito de enfrentar o desafio de aproximar o cidadão do processo democrático por meio da oferta de conteúdos qualificados. Somos um Instituto de pesquisa e de formação para a democracia. A designação I.AM não é mera coincidência das iniciais ao nome do fundador, mas sim fruto do entendimento de que cada indivíduo é importante para o fortalecimento das instituições democráticas, considerando que todos, como cidadãos, devemos fazer parte do debate para o aprimoramento desse regime de governo.


Sobre Allan Menengoti

Fundador do Instituto Allan Menengoti pela Democracia (Iam Democracia), é Advogado pela Faculdade de Direito de Curitiba, especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDconst e realizou extensão de estudo no curso Justice, pela Faculdade de Harvard. É também jornalista pela Universidade Positivo e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É integrante da Comissão de Inovação e Gestão da OAB Paraná.


Serviço | Lançamento Instituto Allan Menengoti

Data: 04 de outubro, às 19h.

Onde: Livraria da Vila - Shopping Pátio Batel Curitiba.

Inscrições: gratuitas, pelo site https://bit.ly/2nAukan

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.