Workshop sobre desafios da mobilidade urbana reĂșne profissionais de engenharia em Curitiba
- DePropósito Comunicação
- 23 de set. de 2019
- 4 min de leitura
Organizado pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) em parceria com CREA-PR, evento gratuito é realizado na mesma semana do Dia Mundial sem Carro (22). Objetivo é aproximar engenheiros de diferentes åreas para debater desafios ambientais e sociais do transporte nas grandes cidades.

O deslocamento nas grandes metrĂłpoles se tornou uma das principais agendas do sĂ©culo XXI. Conciliar praticidade, eficiĂȘncia, sustentabilidade, redução dos impactos ambientais e inclusĂŁo social se tornou um desafio para diferentes ĂĄreas da engenharia. Com o objetivo de trazer uma abordagem global a essa demanda socioambiental e traçar oportunidades de trabalho no setor, a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais - APEAM, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia - CREA-PR, realiza no dia 26 de setembro, quinta-feira, o Workshop de Mobilidade Urbana - Aspectos Ambientais, EnergĂ©ticos e Sociais. Realizada na mesma semana em que celebra o Dia Mundial sem Carro (22), a atividade gratuita serĂĄ no auditĂłrio do Instituto de Engenharia do ParanĂĄ, das 9h Ă s 18h, e Ă© destinada a profissionais e estudantes de engenharia. A expectativa Ă© reunir cerca de 100 pessoas.
Embora a temĂĄtica seja recorrente no debate pĂșblico, as entidades de classe argumentam que o debate holĂstico, envolvendo diferentes perspectivas da engenharia, Ă© inĂ©dito. âO trĂąnsito, a energia, o desenvolvimento de modais e de infraestrutura urbana sĂŁo aspectos que se relacionam diretamente a uma ou outra ĂĄrea da engenharia e, por isso, queremos propor um debate mais rico e multidisciplinar, envolvendo diferentes aspectos da mobilidade urbana, buscando soluçÔes que integrem a atuação de nossos profissionais em benefĂcio de toda comunidadeâ, comenta Helder Nocko, presidente da APEAM. Segundo o engenheiro ambiental, ao resolver um problema de ordem social e tambĂ©m ambiental, as engenharias se fortalecem. âA agenda de transportes e mobilidade urbana representa uma ampla ĂĄrea de atuação, com muitas possibilidades de carreiraâ, completa.
A palestra de abertura do workshop, Ă s 10h, serĂĄ conduzida pelo professor Silvio de Andrade Figueredo, Doutor em Energia, Mestre em Engenharia MecĂąnica (USP) e Mestre em Planejamento de Transportes (Universidade do Texas) vem a Curitiba para tratar do tema âDesafios e Dilemas da Mobilidadeâ. Novos modelos de negĂłcio que respeitam critĂ©rios de sustentabilidade ambiental tambĂ©m vĂŁo compor o cronograma. Com o crescimento das startups e de soluçÔes que aliam impacto social e tecnologia de ponta, tornam-se recorrentes os exemplos de empresas que ganharam mercado propondo soluçÔes para o transporte urbano de maneira inovadora. Aplicativos de transporte compartilhado, caronas inteligentes e bicicletas e patinetes que sĂŁo alugados pelo sistema de geolocalização disponĂveis nos smartphones sĂŁo apenas alguns exemplos de negĂłcios lucrativos que colaboram para a dinĂąmica das cidades. Os novos modelos de negĂłcio na mobilidade elĂ©trica serĂŁo explorados durante o workshop por Zeno Luiz Iensen Nadal, que Ă© Engenheiro Eletricista, Especialista em EficiĂȘncia EnergĂ©tica e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia.
Defasagem do transporte curitibano
Em matĂ©ria de mobilidade urbana, Curitiba tem deixado a desejar. Especialista em Transportes Terrestres e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento que pesquisa o consumo de energia na mobilidade urbana em Curitiba, Ivo Reck Neto destaca que embora a capital do ParanĂĄ ainda seja mundialmente referenciada como cidade de boas prĂĄticas em mobilidade urbana, a fama Ă© fruto de dĂ©cadas passadas, jĂĄ que hĂĄ pelo menos 30 anos a capital do ParanĂĄ nĂŁo apresenta real inovação no sistema, que vĂĄ alĂ©m dos avanços tecnolĂłgicos decorrentes da Ă©poca. âO problema da falta de renovação de frota, por exemplo, gera um desconforto e desinteresse da população pelo sistema de transporte coletivoâ, comenta. Sem modernização do sistema, Ivo ressalta que o uso do transporte pĂșblico em Curitiba sofre queda gradativa. âA evasĂŁo de usuĂĄrios frequentes gera migração para outros modais individuais e, com menos pessoas usando o sistema, menor a arrecadação, menor a frequĂȘncia das linhas e maior a insatisfação do usuĂĄrioâ. O consequente uso de transportes individuais resulta em aumento da poluição atmosfĂ©rica. Envolvendo diversos aspectos da vida social e da relação com o meio ambiente, a mobilidade urbana deve ser encarada como agenda prioritĂĄria. âA mobilidade urbana Ă© uma necessidade bĂĄsica. Nos ambientes urbanos Ă© como falar em saneamento bĂĄsico e ĂĄgua tratadaâ, avalia o especialista que tambĂ©m serĂĄ palestrante do Workshop de Mobilidade Urbana.
Confira a programação completa do evento
9h - Abertura (representantes APEAM, Assembleia Legislativa, IPPUC, CREA e UFPR):
10h - Palestra de Abertura: Desafios e Dilemas da Mobilidade - Prof. Dr. Silvio de Andrade Figueiredo
11:30 - DiscussĂŁo
12h Intervalo - Almoço
Painel Mobilidade - Energia e Meio Ambiente
13:30h - Palestra - Msc. Zeno Luiz Iensen Nadal - Oportunidades para novos modelos de negócios na mobilidade elétrica
14:15h - Palestra - Msc. Ivo Reck Neto - Consumo de energia na mobilidade Urbana
15:00 DiscussĂŁo
15:15 Intervalo
Painel Mobilidade e Cidades
15:45h - Palestra - Msc. PatrĂcia Monteiro - Planos de Mobilidade Urbana
16:30h - Palestra - Msc. Bruna Buher - Sustentabilidade no transporte urbano de cargas
17:15 Mesa Redonda de DiscussĂŁo Final
18h - Encerramento
Serviço: Workshop Mobilidade Urbana - Aspectos Ambientais, Energéticos e Sociais
Data: 26/09, quinta-feira, a partir das 9h.
Onde: AuditĂłrio IEP - Rua Emiliano Perneta, 174 - Curitiba, PR
Entrada gratuita.
InscriçÔes: https://bit.ly/2kFdIwO
Sobre APEAM e CREA-PR
A Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais - APEAM é uma entidade estadual de representação dos Engenheiros Ambientais do estado do Paranå e foi fundada em 2007. Desde sua criação, busca promover açÔes de integração para seus associados e demais profissionais da årea no Paranå, com a organização de palestras, debates, seminårios e cursos. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paranå - CREA-PR é uma autarquia responsåvel pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da årea de Engenharia e suas ramificaçÔes.



























