top of page
  • DePropósito Comunicação

Curitibano que usa inteligência artificial para salvar vidas é destaque em premiações de inovação e


Jacson Fressatto desenvolveu a Laura, primeiro robô gerenciador de riscos do mundo

Usando inteligência artificial para salvar vidas, o arquiteto de sistemas Jacson Fressatto foi eleito personalidade em inovação e exemplo de inspirador em 2018. Os títulos foram concedidos pelas revistas TopView e Viver, ambas de Curitiba. Depois de perder a filha com apenas 18 dias, vítima de Sepse, Jacson criou o Robô Laura, uma plataforma de inteligência artificial que detecta precocemente os riscos de infecção hospitalar. Implantada em 2016, a tecnologia já monitora 60 mil pacientes e ajuda a salvar uma vida por dia.


“Eu estou dedicando minha respiração para esse projeto, que está dando resultados que nós já imaginávamos que deviam acontecer, só não com a velocidade que estão acontecendo”, afirma Jacson. “A tecnologia na saúde não é algo novo, mas o que está por trás desse projeto é uma palavra simples, é algo relacionado ao que todos nós temos e damos de graça: o amor. Não é a perda da Laura que tem me motivado, mas amor por ela”, completa.


Criatividade, resiliência e visão foram adotados pelos jurados para a escolha da personalidade de inovação. Já no prêmio concedido pela Revista Viver, Jacon foi escolhido como pessoa inspiradora “porque usou a dor de uma situação trágica como motivação para criar o Robô Laura, sistema pioneiro no mundo”.


Como CEO do Robô Laura, Jacson tem dado palestras e atuado na expansão do projeto, que funciona em cinco hospitais brasileiros e já ganhou destaque internacional, como objeto de pesquisa na Universidade Harvard e iniciativa selecionada por programas da Tech Emerge e Startupbootcamp Health.


Sobre Jacson Fressatto

Fundador e CEO (Chief Executive Office) da LAURA, plataforma de Inteligência Artificial, é arquiteto de sistemas, focado no desenvolvimento de tecnologias de data analitycs, Machine Learning (aprendizagem de Máquina), micro serviços e autônomos usando as metodologias de gestão ágil e organizações exponenciais (ExpO). Tornou-se especialista em segurança corporativa trabalhando em grandes empresas como a IBM e a Volvo onde foi responsável por mais de USD 18 milhões de savings em fraudes sistêmicas. Fundou duas empresas de tecnologia e uma de consultoria em investigação corporativa. Um pai com uma meta audaciosa: impactar positivamente 1 bilhão de vidas.


Sobre a Laura

A Laura é uma tecnologia inovadora implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de infecção hospitalar, a Sepse. O recurso, criado pelo programador Jac Fressatto após a morte de sua filha, usa a inteligência artificial (tecnologia cognitiva) para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas. Além de salvar vidas, a tecnologia é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde. A Prometheus, empresa por trás do projeto Laura, faz parte do SAP Open Ecosystem Build, comunidade aberta para parceiros desenvolvedores de aplicativos.

Mais informações: www.laura-br.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page