top of page
  • Stephane Sena

Saiba como funciona o Projeto Legado e prepare-se para o edital 2018


Programa de capacitação abrirá as inscrições da sexta edição em breve

Com 100 causas apoiadas ao longo de cinco edições, o Projeto Legado já se aproxima de sua sexta edição. O programa, anual e gratuito, tem o objetivo de apoiar e capacitar iniciativas socioambientais que se dediquem a transformar a realidade brasileira. Podem se inscrever associações, organizações não-governamentais, fundações, institutos e negócios sociais com no mínimo um ano de funcionamento. Os interessados preenchem um questionário online e enviam um vídeo de 2 minutos explicando seus trabalhos. Em 2017, o Projeto duplicou o número de vagas oferecidas, passando de 20 para 40.


O curso, com duração de um ano, tem encontros presenciais e a distância, por meio de plataforma online, e inclui capacitação nas diversas áreas que compreendem a administração de uma organização social, com conceitos de gestão, legislação, captação de recursos e comunicação. Além do conteúdo programático, o projeto pretende conectar pessoas com objetivos em comum em eventos de rede que reúnem todas as iniciativas já atendidas pelo instituto, além de outros parceiros. Os participantes têm ainda acesso à assessoria especializada para solução de determinadas demandas e são incentivados, por meio de desafios temáticos, a colocar em prática o que aprendem.


Processo de avaliação e premiação


Ao final do processo de capacitação, as iniciativas sociais precisam criar e apresentar um projeto de expansão de impacto. Na primeira etapa, todas as participantes apresentam esses projetos para uma banca de profissionais ligados ao setor do empreendedorismo social e com formação multidisciplinar, como negócios, direito e comunicação. São avaliados critérios como qualidade da apresentação, projeto apresentado e qualidade do processo que fez chegar a ele, relevância do projeto e capacidade prática de implementação.


Após essa primeira avaliação, são selecionados os dez melhores, que passam por uma segunda banca avaliativa. Nela, os especialistas escolhem os três projetos melhor estruturados e apresentados com base nos mesmo critérios anteriores. As organizações selecionadas nessa última etapa recebem o investimento financeiro de R$ 10 mil, que devem ser aplicados no projeto selecionado pela banca.


Apesar de apenas três projetos receberem o aporte financeiro, todas as organizações saem vitoriosas, prontas para colocar os planos apresentados em prática. A última turma do Projeto Legado, formada esse ano, ainda vai um ano de mentoria gratuita ao longo de 2018.


O início das inscrições para edital Projeto Legado 2018 está próximo. Participe!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page