top of page
  • Ester Athanásio

De olho na próxima curva do Empreendedorismo Social


Encerramento Projeto Legado 2015

Em 2016, o Instituto Legado completa quatro anos de estrada. É hora de dar uma olhada no retrovisor, analisar as benfeitorias, avaliar as iniciativas que deram certo, e acelerar rumo a novos caminhos e estratégias que acrescentem combustível ao Empreendedorismo Social.


Desde sua constituição, o Instituto Legado sustenta a crença de que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. A proposta começou com o Projeto Legado, um programa de capacitação gratuito que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. O cronograma anual inclui imersões, assessorias e encontros de rede que proporcionam intercâmbio de ideias entre as iniciativas selecionadas, profissionais experientes e empreendedores sociais de relevância nacional e internacional.


Realizado desde 2013, o Projeto já apoiou 60 organizações de Curitiba e Região Metropolitana. Em 2016 a quarta edição deu um salto de abrangência e abriu edital para todo o Brasil. Entre as 20 organizações selecionadas para a capacitação deste ano, quatro são de outras regiões do Paraná e do Brasil. No balanço total, cerca de 450 instituições se inscreveram nas quatro edições, das quais, mais de 100 foram registradas no último processo seletivo. A evidência de que a ideia deu certo é o avanço de quem já passou pelo projeto, como organizações que conquistaram destaques nacionais através de prêmios. Das 80 organizações capacitadas, 18 receberam investimento financeiro direto para implementação de seus projetos.



O segundo pilar do Legado está intimamente ligado ao primeiro. É o Fortalecimento da Rede. A organização entende que para desenvolvimento do empreendedorismo social no Brasil é fundamental que pessoas, empresas e iniciativas interessadas em transformar o país, seja por ações ambientais, econômicas ou sociais, sejam aproximadas e tenham ambientes propícios para a troca dessas experiências. Após quatro anos de atividades, a Rede Legado já reúne pelo menos 80 organizações sociais que foram diretamente beneficiadas e fortalecidas pelas atividades ofertadas. Além disso, o Instituto promove um constante intercâmbio com outras iniciativas e recentemente foi protagonista na criação da Rede de Investidores Sociais de Curitiba (RIS), que já reúne 35 empresas e famílias de investidores dedicados a aplicar recursos no terceiro setor, profissionalizá-lo e ampliar seu alcance. Com a intenção de fomentar discussões de relevância nacional e internacional, patrocinou, em 2015, a vinda do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que falou sobre Negócios Sociais em Curitiba.


O terceiro pilar do Instituto Legado nasceu em 2015, com caráter pioneiro e ousado. É a Educação Formal. Em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute, o Legado estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. Os alunos estão sendo estimulados a produzirem conhecimento nesta área e em breve serão abertas as matrículas para a segunda turma.


Em 2017, damos um passo mais largo que reúne e consolida esses pilares. O Legado está estruturando sede própria com um recheio especial que vai alterar as formas de trabalho, fortalecer a rede e alimentar o desejo de mudança dos empreendedores sociais. Com tom de suspense e muita expectativa, já podemos enxergar um novo horizonte a ser construído e ampliado. Aguardem!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page