top of page
  • Ester Athanásio

Instituto Legado e Elo Apoio Social e Ambiental investem em implantação de plataforma virtual que au

Jovens de baixa renda com idade entre 14 e 18 anos podem usar a ferramenta gratuita da Elo Apoio Social e Ambiental para fazer contato com corporações, se desenvolver e ingressar no mercado de trabalho


Jovens de baixa renda são integrados ao mercado através de projeto social.

O investimento de R$ 16.500,00 que o Instituto Legado destinou a Elo Apoio Social e Ambiental servirá para facilitar o ingresso de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. A organização que auxilia jovens na busca pelo primeiro emprego está entre as vencedoras da última edição do Projeto Legado, programa que já capacitou e apoiou mais de 60 organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana por meio de treinamentos, capacitações e investimento financeiro direto. O projeto da Elo foi um selecionados pela banca examinadora e contemplado com o investimento monetário direto. Os recursos financeiros devem ser administrados a fim de ampliar o impacto social da instituição.



A proposta da Elo é desenvolver uma plataforma online para cadastros de menores de baixa renda interessados em capacitação e experiência profissional. A organização já desenvolve programas de capacitação, mas a plataforma online irá potencializar ainda mais a abrangência do trabalho desenvolvido, já que serão ofertados treinamentos online, tanto para os jovens quanto para as empresas interessadas neste tipo de contratação. Empresas contratantes também serão beneficiadas com a possibilidade de selecionar novos colaboradores e ofertar novas vagas por meio do portal.


A intenção é atingir adolescentes com idade entre 14 e 18 anos e renda familiar de até três salários mínimos mensais (R$ 2.640,00). Além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a Elo tem como missão estimular o estudo entre os jovens beneficiados, influenciar as famílias envolvidas para que sejam apoiadoras da carreira do jovem e contribuir com as empresas parceiras com banco de talentos e treinamento para os gestores dos jovens.


​Além de investir financeiramente na proposta de expansão de impacto, o Instituto Legado participou ativamente do processo de desenvolvimento da Elo, que, durante o ano de 2015, recebeu capacitação especializada em negócios sociais e foi estimulada pelo Projeto Legado a desenvolver um projeto que possibilitasse a ampliação dos resultados de seu trabalho social. “Reestruturamos a área de planejamento estratégico, comunicação, sustentabilidade financeira, inserimos negócio social no treinamento dos aprendizes, repensamos ​nosso organograma e estabelecemos parcerias com outras organizações”, explica Claudia Rodrigues Silva, gerente de projetos da Elo.


Sobre a Elo Apoio Social


​Desde 2001 a Elo Apoio Social e Ambiental oferece oportunidade de inclusão no mercado de trabalho e ​​de desenvolvimento, para jovens de 14 a 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, de Curitiba e Região Metropolitana no Projeto Plantando Futuro, de acordo com a Lei da Aprendizagem. Mais de 5.000 jovens já tiveram esta oportunidade. Os jovens ficam na Elo por 16 meses, participam de um treinamento profissional em administração ou comércio e logística com ênfase em sustentabilidade por 400 horas e realizam atividades práticas nas empresas parceiras da Elo, por 880 horas. Ao concluir o Projeto os jovens já têm uma excelente formação e experiência profissional.


Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, que nasceu da iniciativa do Marins Bertoldi Advogados Associados e apoio do Instituto GRPcom e da INK, e seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. Consiste num programa de capacitações, imersões, assessorias e encontros de rede que proporcionam intercâmbio de ideias entre as iniciativas selecionadas, profissionais experientes e empreendedores sociais de relevância nacional e internacional. Realizado desde 2013, o Projeto já apoiou 60 organizações. A segunda frente é a Educação Formal que, em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute, estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba pólo de discussões de relevância nacional e internacional, e que trouxe, em 2015, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, para Curitiba pela primeira vez. Saiba mais em http://institutolegado.org

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page