• DePropósito Comunicação

Programa TECHansen recebe menção honrosa do Ministério da Saúde


Na última segunda-feira, dia 27 de junho, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase, com o objetivo de cartografar iniciativas de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS), no enfrentamento à hanseníase no país. A ação TECHansen, desenvolvida pela Aliança contra Hanseníase (AAL, na sigla em inglês – Alliance Against Leprosy), foi uma das três iniciativas mais bem ranqueadas, sem distinção por característica epidemiológica, e receberá menção honrosa do Governo Federal, tendo suas experiências incluídas em publicações específicas, incluindo um registro audiovisual sobre a iniciativa, no formato de documentário, produzido pelo Ministério da Saúde.


“É uma grande honra para o nosso Instituto receber a menção honrosa do ministério da saúde do Brasil, reconhecendo nossos esforços para promover qualidade de vida aos pacientes acometidos pela hanseníase! Foi uma grande surpresa! Estamos muito felizes!”, comenta Dra. Laila de Laguiche, fundadora e presidente da Aliança contra Hanseníase.


A TECHansen tem o objetivo de doar materiais, equipamentos e tecnologia assistiva para pacientes que apresentam deficiências físicas ou alterações ocasionadas pela doença nos olhos, nariz, mãos e pés. Idealizada pela Terapeuta Ocupacional Dra. Susilene Nardi, que também é embaixadora da ação, iniciou de forma piloto no mês de agosto de 2021 com um estoque inicial de 600 itens, apenas para os estados do Paraná e São Paulo. Em apenas um mês, o projeto doou mais de 350 itens.


A iniciativa foi classificada entre as 47 experiências realizadas na atenção primária e secundária à saúde nas cinco regiões do país. As outras duas iniciativas que também foram selecionadas foram: “Questionário de suspeição de hanseníase: um instrumento efetivo para educação em saúde e ações de busca ativa”, realizada em Ribeirão Preto (SP); e “Cuidando de quem cuida: olhar ampliado junto aos profissionais de saúde acometidos pela hanseníase”, de Recife (PE).


Segundo o Ministério da Saúde, o resultado das experiências selecionadas foi divulgado após a análise realizada por comitê adhoc, formado por pesquisadores, sociedade civil organizada, profissionais de saúde e pessoas de notório saber em hanseníase. O Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase foi lançado em maio pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGDE/DCCI/SVS).

Saiba mais sobre a iniciativa TECHansen


Pensando na qualidade de vida de pessoas que possuem deficiências físicas causadas pela hanseníase, e também para aquelas que não têm condições financeiras para adquirir materiais ou dispositivos de tecnologia assistiva para assistência, tratamento, reabilitação e ajuda no dia a dia, o Instituto Aliança contra Hanseníase elaborou uma ação inédita chamada TECHansen para todos os municípios brasileiros.


A ação foi viabilizada graças à doação da artista plástica francesa Flo de Bretagne, conhecida por suas pinturas coloridas, inspiradas na beleza da natureza e dos animais. Além da doação, a artista também disponibilizou a imagem de uma de suas artes para ser utilizada na ação, que é caracterizada por uma flor denominada Harmonia, simbolizando a atenção integral ao paciente acometido pela Hanseníase.


Os materiais, equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva disponíveis para doação pela iniciativa são: luva térmica para cozinha, colher de poliamida para alta temperatura, órtese de posicionamento lumbrical, abdutor do polegar, apoio suropodálico para pé caído, adaptador universal, fixador em tiras, fixadores em alça duplo e alça simples, engrossador multiuso de objetos, copo de café descartável, hastes flexíveis (cotonete), soro fisiológico em gel, tipoia para membros superiores, bucha de silicone com suporte para sabonete, protetor ocular noturno, colírio lubrificante, pinça de sobrancelha e óculos de sol. Mais informações sobre a TECHansen, acesse o link https://www.allianceagainstleprosy.org/techansen/.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square