• DePropósito Comunicação

Programa de trainee de Gestão Pública tem inscrições prorrogadas até dia 30 de setembro




Desenvolvido pelo Vetor Brasil, o programa tem o objetivo potencializar o protagonismo de jovens profissionais para que sejam agentes de transformação nos governos. Podem participar pessoas de todo o país com mais de 18 anos e graduação completa


Pessoas de todo o país engajadas em fazer a mudança no setor público têm até o dia 30 de setembro para fazer inscrição no Programa de Trainee de Gestão Pública. A iniciativa foi criada pelo Vetor Brasil, organização que atrai, pré-seleciona e desenvolve pessoas para compor uma rede de profissionais que trabalham em projetos transformadores. Podem participar pessoas com mais de 18 anos e graduação completa em qualquer área ou com término previsto para até 31 de março de 2022. A organização incentiva a inscrição de pessoas negras, LGBTQIA+ e indígenas.

O Vetor Brasil tem o objetivo de profissionalizar a gestão pública e atrair pessoas comprometidas com a geração de impacto social em escala no Brasil. Em contexto de pandemia e crise global, os serviços públicos nunca foram tão essenciais, sobretudo o atendimento do Sistema Único de Saúde. Tudo isso mostrou a importância de ter profissionais preparados e engajados em atender as demandas da população. Atuar nos órgãos públicos é estar onde as pessoas mais precisam.

“Os participantes do Programa Trainee de Gestão Pública têm a oportunidade de passar por trilhas de desenvolvimento, enquanto fazem parte de uma rede com mais de 700 profissionais e vivem uma experiência única. Temos membros da Rede Vetor vivendo os desafios cotidianos da gestão de órgãos de educação, desenvolvimento social, orçamento público, entre outros que desempenham funções essenciais para as populações dos municípios e estados”

Seleção e desenvolvimento profissional

Pioneiro no país, o Programa de Trainees de Gestão Pública tem duração de 12 meses e já selecionou mais de 700 trainees, com mais de 120 órgãos atendidos nas 27 unidades federativas. O Vetor Brasil faz a pré-seleção das pessoas inscritas em um processo seletivo on-line que inclui testes, questionário de cultura e vídeo de apresentação pessoal. Após a pré-seleção de trainees, os órgãos públicos escolhem quem fará parte de suas equipes durante os 12 meses do programa. Os salários giram em torno de R$ 4 mil.

As pessoas contratadas pelos governos parceiros estarão em constante processo de aprendizagem e crescimento, potencializando a entrega de resultados dos órgãos em que atuam. Para isso, passam por trilhas de desenvolvimento individual com avaliações de desempenho, formações e contato com uma rede de profissionais de psicologia. O propósito é potencializar o protagonismo de jovens profissionais para que sejam agentes de transformação nos governos.

Representatividade na gestão pública

Na última edição, o Programa de Trainees de Gestão Pública recebeu cerca de 10 mil inscrições e 207 pessoas foram selecionadas. Das finalistas, 55% se consideram do gênero feminino, enquanto 45% se consideram do gênero masculino. Outro dado relevante é que 39% das pessoas finalistas se declaram pretas ou pardas.

“A diversidade faz parte de todos os nossos programas. Entendemos que a representatividade é chave para que os governos façam políticas públicas que atendam às necessidades de quem mais precisa. Por isso, buscamos ativamente atrair e reter talentos que representem a diversidade brasileira para protagonizarem a mudança que querem ver no setor público.”

Sobre o Vetor Brasil O Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil (OSC) suprapartidária e sem fins lucrativos. Atuamos na atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais para atuar no setor público. Com isso, buscamos contribuir para a efetividade da gestão pública, a fim de sempre potencializar a ação e o impacto do governo. Mais informações em www.vetorbrasil.org.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes