Impacto das eleições americanas na política ambiental brasileira será discutido entre especialistas



Iniciativa do Política Por Inteiro, o evento virtual Conjunturas & Riscos de novembro será transmitido ao vivo no último dia de votação para presidente nos Estados Unidos. Especialistas da agenda climática fazem balanço dos principais atos do governo federal e traçam expectativas para o rumo da política internacional a partir das eleições presidenciais americanas 


Na primeira terça-feira de novembro (3) a atenção global estará voltada para o pleito presidencial dos Estados Unidos. A possibilidade de substituição de Donald Trump na Casa Branca pode mudar diretamente os rumos da política climática em escala global. O impacto do resultado das eleições em Washington na política ambiental brasileira será debatido em um encontro online organizado pelo Política por Inteiro. A segunda edição do Conjunturas & Riscos será transmitida ao vivo pelo Youtube a partir das 10h30. 


A cada mês, o projeto reúne vozes dos setores privado, cívico e acadêmico para discutir os principais atos do governo federal e fazer um balanço mensal das políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Esta edição do Conjunturas & Riscos, transmitida ao vivo, terá participação do Doutor em Economia Política Internacional Eduardo Viola, da Gerente Global de Políticas de Clima e Energia do WWF Internacional, Fernanda Carvalho, e do ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa, atual presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior e presidente do conselho de comércio exterior da FIESP. A discussão terá a condução da coordenadora do projeto e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard, Natalie Unterstell. 


O Brasil, enquanto detentor da maior floresta tropical do planeta, é um ator internacional fundamental nesta agenda. Segundo a coordenadora do Política Por Inteiro, Natalie Unterstell, o país precisa seguir a rota da descarbonização.“Essa é a eleição com maiores consequências políticas e geopolíticas do nosso tempo. Para questões ambientais e principalmente da mudança do clima ela tem um papel muito central, que nos oferece, de um lado, a perspectiva Trump de não cooperação internacional, mas também a alternativa Biden de colaboração multilateral, que tem uma importância enorme, inclusive pro Brasil que é um ator relevante nessa agenda”, defende. 


Além de tratar da conjuntura e dos riscos climáticos a partir da agenda governamental, a série de debates online reúne representantes do mercado, da academia e do setor público, proporcionando uma visão ampla da pauta socioambiental no Brasil. “A intenção é aproximar o diálogo de diferentes setores, com diferentes perspectivas, para que cada ator possa compreender seu papel na transição climática, entendendo os efeitos de ordem econômica”, comenta a coordenadora da iniciativa, Natalie Unterstell. 


Sobre o Política por Inteiro

Desde 2019 o Política por inteiro realiza o acompanhamento em tempo real dos sinais públicos de mudanças relevantes anunciadas pelo Executivo Federal. O projeto organiza os dados publicados no Diário Oficial da União e disponibiliza um Relatório Mensal com olhar analítico e técnico das políticas ambientais. Com início em outubro de 2020, uma série de encontros online promove o debate sobre essa conjuntura. A transmissão é sempre na primeira terça-feira do mês, ao vivo, gratuita e aberta ao público. Para se inscrever, basta acessar:https://is.gd/politicaporinteiro

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 DePropósito Comunicação de Causas

Rua Martim Afonso, 432 - São Francisco - Curitiba (PR)

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Branca ícone do YouTube
  • facebook
  • White LinkedIn Icon

Assessoria de Imprensa Curitiba, Produção de Conteúdo e Consultoria em Comunicação.