• DePropósito Comunicação

Formação para mercado de trabalho direcionada a pessoas com autismo e PcDs abre inscrições


Estão abertas as inscrições para o Ensina Itinerante PRONAS/PcD, projeto executado pela ASID Brasil - Ação Social para Igualdade das Diferenças - em parceria com o Ministério da Saúde, em Curitiba e região metropolitana (PR). O objetivo do curso é oferecer formação profissional para pessoas com autismo e pessoas com deficiência intelectual.

Com duração de três meses e 320 horas, o projeto terá aulas de maneira híbrida e virtual, com disponibilização de conteúdo duas vezes por semana, e será realizada juntamente a organizações parceiras da ASID, contando com atividades síncronas e assíncronas.


O Ensina Itinerante PRONAS/PcD apresentará exercícios direcionados ao desenvolvimento de habilidades nas áreas de Logística, Informática, Administrativo, Produção e Varejo. Todas as áreas possuem as mesmas diretrizes curriculares, mas cada uma contém especificidades que serão trabalhadas com os participantes por meio de exemplos e exercícios.

O curso possibilita o aumento da autoestima de pessoas autistas e com deficiência, uma vez que oferece instrumentos para a conquista da independência financeira. “Ter independência financeira é importante para todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência. Por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, será possível estimular os conhecimentos que as pessoas já têm, e desenvolver aqueles com melhor aptidão para isso, considerando suas limitações e potencialidades. A garantia da independência financeira, ter melhores condições de tomar decisão sobre sua vida profissional, é parte do plano de vida, e com isso se ampliam as possibilidades de vivências. E é dessa maneira que pretendemos colaborar para a promoção da saúde e autoestima de pessoas com autismo e deficiência intelectual, por meio da capacitação para o mercado de trabalho”, explica Michely Ribeiro, gerente de projetos da ASID.


As pessoas participantes serão expostas a diferentes simulações de ambiente de trabalho para o aprimoramento de habilidades técnicas (hard skills), assim como de habilidades comportamentais e atitudinais (soft skills). Segundo Michely, o modelo possibilita que as pessoas participantes aprendam funções distintas por meio das experiências propostas: “A vantagem de simular o ambiente de trabalho para pessoas com autismo ou deficiência intelectual, é que em ambiente controlado, essas pessoas têm melhores condições de apreender conhecimentos sobre o funcionamento desse espaço de trabalho, e com isso se preparem melhor para os possíveis desafios que vão encontrar. Não apenas para as habilidades práticas, mas principalmente para as habilidades socioemocionais e comportamentais (as soft skills)”.


Após serem orientadas sobre a importância da qualidade de vida, os participantes irão elaborar um planejamento de vida. Paralelamente à realização do curso, a ASID também busca parcerias com empresas e organizações que podem ser futuras contratantes dos alunos, facilitando a participação em processos seletivos e, consequentemente, o ingresso no mercado de trabalho. As inscrições no Ensina Itinerante PRONAS/PcD estão abertas até o dia 02 de outubro e devem ser realizadas através do link https://forms.gle/VimdEt66G3RjAL4s9

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square