top of page
  • DePropósito Comunicação

Evento discute a importância do desenvolvimento institucional na atuação de ONGs


As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contribuem para combater desigualdades, defender e fortalecer as políticas públicas no país, além de produzir conhecimento para as mais diversas áreas. E para catalisar todo esse potencial de impacto é importante que as organizações possam cuidar de seu desenvolvimento institucional. Por isso, no dia 10 de maio, a Plataforma Conjunta, iniciativa colaborativa que dissemina conhecimento, ferramentas e oportunidades para potencializar a atuação das OSCs, irá promover o evento “Por que precisamos falar sobre Desenvolvimento Institucional nas Organizações da Sociedade Civil?”, como marco do seu lançamento, que acontecerá das 17h às 21h30, no auditório do CIVI-CO, em São Paulo (SP).

Organizações, coletivos e movimentos sociais interessados em participar do encontro devem realizar a inscrição até o dia 09 de maio. Adriana Barbosa, CEO da Plataforma da Preta Hub e presidente do Instituto Feira Preta, Roberto Vilela, diretor da associação comunitária Tabôa e Vanessa Nascimento, presidente do Instituto de Referência Negra Peregum, irão compartilhar histórias de como o investimento em desenvolvimento institucional tem contribuído para fortalecer a missão das organizações que lideram. Após a apresentação dos convidados e do debate, será servido um coquetel para todos os presentes.

Lançada durante o último Congresso GIFE, a Plataforma Conjunta é uma iniciativa liderada pelo Instituto ACP, Instituto humanize e GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), em colaboração com outras 28 organizações do setor para reunir e disseminar ferramentas, boas práticas de gestão, jornadas formativas, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos para potencializar o desenvolvimento institucional e fortalecer a missão das organizações sociais.

Caráter cooperativo

A Plataforma Conjunta também encoraja a participação do público, por meio da indicação de conteúdos, consultorias e iniciativas direcionadas a OSCs que cumpram os critérios da Política Editorial do site. “Há dois anos, quando começamos a pensar na Conjunta, havia uma clareza muito grande de que uma iniciativa assim só faria sentido se fosse uma ação conjunta do campo. Para ter legitimidade, precisávamos fazer isso de forma colaborativa”, enfatizou Erika Sanchez, diretora-executiva do Instituto ACP, durante o lançamento da Plataforma.

“O que a Conjunta se propõe a fazer é trazer conhecimento sobre desenvolvimento institucional para um único lugar, ser ponte entre quem produz e quem está buscando conteúdos que visam fortalecer a gestão e estrutura das organizações. Além de fazer curadoria de conteúdo, organizá-lo e dar visibilidade para quem faz produção de conhecimento, a Conjunta é uma forma de fincar a bandeira do fortalecimento da sociedade civil no um investimento social privado brasileiro. É mais uma forma de afirmar que precisamos de filantropia mais doadora e que tenha o apoio ao desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil como prioridade”, acrescentou.

O secretário-geral do GIFE, Cássio França, também ressalta que "o GIFE tem como valor que o fortalecimento das organizações da sociedade civil é uma das condições necessárias para um país ser mais justo e democrático. Nesse sentido, acreditamos que o investimento social privado deve investir no fortalecimento dessas organizações, seja por meio do apoio a projetos, mas, sobretudo, apoiando seu desenvolvimento institucional. A Plataforma Conjunta é um lugar no qual poderemos não apenas aprender sobre desenvolvimento institucional de OSC, mas também fazer isso de forma colaborativa com outros investidores sociais”.

O Instituto humanize também acredita que o desenvolvimento institucional das OSCs contribui para uma sociedade civil mais potente, resiliente e capaz de promover transformações efetivas. “Nessa direção, acreditamos que é essencial fomentar ações de mobilização e somar esforços em torno da pauta — o que se mostra fundamental para escalar o seu potencial de impacto. A Plataforma também se destaca porque apresenta potencial de desempenhar um papel importante na promoção e na alavancagem da pauta no terceiro setor. Por ser resultado da colaboração entre múltiplos atores do campo, e reunir diferentes experiências e esforços, acreditamos, ainda, que a Conjunta tem força para fomentar uma coalizão capaz de gerar maior incidência e visibilidade a respeito da importância de se apoiar o desenvolvimento das organizações da sociedade civil", destacou Michele Rocha, gerente de Operações e Desenvolvimento de OSCs do Instituto humanize.

Faça sua inscrição

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas para participação on-line, abrangendo todas as regiões do país, ou presencial (com vagas limitadas), em São Paulo; elas devem ser realizadas por meio deste formulário até dia 09 de maio.

Conhecimento, boas práticas e ação colaborativa

A Conjunta se propõe a mapear, organizar e disseminar boas práticas de gestão do terceiro setor por meio da curadoria e produção de conteúdos, experiências de aprendizagem e ofertas de recursos que tenham como foco o desenvolvimento institucional das OSCs. Para isso, estão sendo trabalhadas linhas editoriais de Desenvolvimento Institucional, Planejamento e Gestão, Comunicação, Gestão Financeira, Gestão do Conhecimento, Gestão Jurídica, Governança e Diversidade e Inclusão.

Outro diferencial da Plataforma é a aposta em diferentes formatos como cursos, relatórios, conteúdos práticos, estudos de caso, podcasts, publicações, vídeos, artigos, posts, eventos, pesquisas, modelos de documento, guias e-book, infográficos e ferramentas. Os conteúdos também são divididos por níveis de conhecimento - iniciante, intermediário e avançado - para alcançar um público amplo e apresentar informações de maneira acessível.

Sobre a Plataforma Conjunta

A ‘Plataforma Conjunta’ é fruto da parceria entre Instituto ACP, Instituto humanize e GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e conta com a colaboração de 28 organizações do terceiro setor. A iniciativa colaborativa é focada em disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos que fortaleçam a missão social das OSCs. Seu objetivo é promover o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil para potencializar suas atuações. Mais informações: https://conjunta.org

Serviço

Por que precisamos falar sobre Desenvolvimento Institucional nas Organizações da Sociedade Civil?

Dia: 10 de maio

Horário: 17h às 21h30

Local: Auditório da CIVI-CO

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, Pinheiros, São Paulo (SP)

Inscrições (on-line ou presencial): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQ

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page