top of page
  • DePropósito Comunicação

ASID Brasil anuncia rebranding alinhado às barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência



Após completar 13 anos de mobilização para quebrar as barreiras que excluem a pessoa com deficiência do convívio social e impedem sua ascensão e inclusão econômica, a ASID Brasil anuncia um grande reposicionamento da marca. Como os conceitos de inclusão e diversidade são vivos, atualizados recorrentemente e necessitam da ação conjunta de vários grupos, o significado da sigla foi alterado para Aliada Social pela Inclusão e Diversidade. A mudança da plataforma reflete um posicionamento mais alinhado à contemporaneidade e aos desafios enfrentados pela pessoa com deficiência.


“O significado de ASID até então era: ação social para igualdade das diferenças. Na época da sua criação, era um termo muito coerente e importante. Porém, o ecossistema de diversidade e inclusão se atualiza constantemente e outros conceitos se tornaram predominantes: a palavra ‘igualdade’ não era a ideal, mas sim ‘equidade’. Enquanto a igualdade se refere à promoção de oportunidades iguais, a equidade visa a uma adaptação para casos específicos. Tratar todos os indivíduos da mesma maneira não necessariamente gera a inclusão, mas fomentar a equidade pode nos aproximar de algo justo”, explica Isabela Bonet, diretora-executiva da ASID Brasil, acrescentando que a sigla permaneceu a mesma devido à força do nome ao longo da história.


“Retirando a palavra ‘igualdade’, nos transformamos em ‘Aliada Social pela Inclusão e Diversidade’, o que mostra a nossa potência em ser aliada da causa da pessoa com deficiência, em buscar parceiros e formar alianças para a transformação social. A palavra inclusão reforça o objetivo final da ASID: pessoas com deficiência incluídas socialmente e economicamente e o termo diversidade demonstra não só o ecossistema em que nossa causa atua, mas toda a transversalidade do nosso público-alvo, dos aliados e a realidade”, completa.


Identidade visual

A ASID Brasil, que já impactou mais de 120 mil pessoas com deficiência, atuou em parceria com o Adverso Lab, laboratório de design inovador focado no setor social, em um processo de cocriação e de imersão para elaborar uma nova identidade visual que incorpora três princípios norteadores da sua essência e estratégia de negócios: expansão, disseminação e inclusão. O primeiro está relacionado ao crescimento dos impactos gerados pela ASID Brasil e à sua ambição de contribuir para que as pessoas com deficiência sejam protagonistas na sociedade e tenham uma vida ativa e de qualidade em todas as regiões do país.


Outro objetivo da ASID Brasil é disseminar suas metodologias para outras organizações sociais, um movimento que resulta no crescimento da inclusão de quem possui deficiência. Dessa maneira, a ASID Brasil consolida redes de suporte e maior robustez nas mudanças sociais provocadas, atua na quebra de barreiras e incentiva o respeito à pessoa com deficiência, assim como seu progresso.


“A construção dos elementos visuais da nova marca buscou criar uma ponte entre a ASID pioneira e a nova ASID. Atualizamos os tons de azul e verde já presentes na marca antiga, transmitindo seriedade, confiança e comprometimento, mas com adição de brilho para transmitir igualmente energia e ação. Foram adicionados dois novos tons: o laranja e o roxo. O laranja visa transmitir o calor humano e a alegria associadas à marca da ASID enquanto o roxo posiciona a marca em meio às tecnologias e à cultura digital. Para cada postura da marca com os diferentes públicos, foi estabelecida uma combinação de cores pensando em qual sensação a ASID busca levar. Cada cor e gradiente na marca da ASID busca transmitir sua percepção de diversidade”, afirma Catarina Alencar, CEO do Adverso Lab.


A logomarca incorpora as três palavras-chaves: expansão, disseminação e inclusão e transmite a ideia de movimento, reforçando a dinamicidade desse ciclo. A identidade visual possui um círculo central azul escuro que representa a pessoa com deficiência e dois círculos maiores na cor azul claro, que simbolizam os obstáculos impostos pela sociedade. O traçado dos círculos maiores é interrompido por pequenos círculos para mostrar a missão da ASID Brasil de romper essas dificuldades de maneira orgânica e gradual e formar redes de inclusão.


Outra característica da logo é a assimetria entre os elementos, pois os lados dos círculos não possuem as mesmas proporções. As formas assimétricas representam o acolhimento da diversidade humana e foram compostas por um algoritmo paramétrico. Com isso, a logo demonstra que o fim das adversidades potencializa o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade.


Site mais atrativo e com novas seções

O site da ASID Brasil também foi modernizado e se tornou mais dinâmico e atrativo para refletir a mudança da identidade da plataforma e facilitar a experiência dos usuários. Uma novidade é a página Pessoa com Deficiência, que divulga oportunidades abertas em projetos da ASID Brasil e conta com as áreas No Radar, para as pessoas se cadastrem na lista de espera das suas iniciativas.


Há também a seção Conteúdo, responsável por hospedar o blog da ASID Brasil, que é alimentado com conteúdos inclusivos e com a área de biblioteca digital - com livros digitais gratuitos criados pelo time de especialistas da ASID Brasil que elaboram colaborativamente materiais com profissionalismo e respaldo técnico. O site ainda disponibiliza gratuitamente e-books alinhados a públicos diversos: pessoa com deficiência e suas famílias, OScs e público em geral.


"Todas essas informações foram compiladas e organizadas para alcançar nossas leitoras, leitores e demais partes ativas do ecossistema inclusivo, para esse ano ainda estão previstos o lançamento de mais três livros digitais. São trabalhos colaborativos e um convite da ASID para engajamento e mais conhecimento na causa", finaliza Isabela.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page