top of page
  • DePropósito Comunicação

Por meio de videochamadas, grupo de palhaçaria profissional amplia área de atuação e chega a hospita

Em 20 anos de atuação, essa é a primeira vez que a Trupe da Saúde realiza atividades periódicas fora da capital paranaense. Adaptação à pandemia criou oportunidade para expansão do impacto positivo do projeto que reúne arte e saúde.



A Trupe da Saúde, grupo de palhaçaria profissional que atua em ambientes hospitalares de Curitiba há 20 anos, agora passará a atender também a ala pediátrica da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (UOPECCAN), também conhecida como Hospital do Câncer de Cascavel. Todas as quarta-feiras, crianças e adolescentes do hospital terão encontros com as palhaças e palhaços da Trupe, que, por meio da arte, oferecem conforto e apoio a profissionais de saúde, pacientes e familiares.


Em decorrência do isolamento social, o grupo adaptou suas visitas para o meio online, possibilitando atividades à distância. Os encontros que antes aconteciam presencialmente agora acontecem por videochamadas, que são realizadas por meio de um tablet, fornecido ao hospital pela Trupe por meio de uma doação de Juliana Feldmann. Com a ajuda da equipe de enfermagem o equipamento viaja pelos leitos de paciente a paciente, obedecendo aos procedimentos de higienização adequada entre um e outro. “Primeiramente foi uma surpresa, por que o contato que a equipe teve foram com crianças que tiveram diagnóstico recente, então no começo estavam todos muitos tímidos, mas aos poucos foram interagindo. Acredito que com essa dinâmica eles esquecem um pouco a dor e os familiares ficam mais fortes psicologicamente para dar forças ao paciente”, relata Letícia Jacomel Dallagnol, que é enfermeira da Oncopediatria e acompanhou a primeira visita online.


A primeira experiência da Trupe da Saúde em Cascavel aconteceu em dezembro de 2019, quando a Trupe esteve em turnê pelo Oeste do Paraná. Desta vez, graças à adaptação das atividades ao meio digital, o grupo pôde expandir suas atividades e fechar parceria com o Hospital do Câncer de Cascavel. “Não é fácil para família lidar com o diagnóstico de um familiar com a doença. Durante o tratamento muitos têm o hospital como o lar. A nossa missão vai além de oferecer atendimento médico-hospitalar de qualidade, mas também a humanização para todos que buscam os nossos serviços. Pacientes, acompanhantes e profissionais são beneficiados com a atuação artística dos palhaços no ambiente hospitalar, levam uma dose a mais de esperança”, afirma a Gestora de assuntos institucionais da Uopeccan, Kelyn Aires.


A expansão das atividades da Trupe da Saúde para o interior do estado também é sinal de democratização do acesso à arte e à cultura, que muitas vezes é privilégio das metrópoles. “A cultura não chega com a mesma força nesta região do estado, que é um grande celeiro produtor da riqueza que sustenta o Paraná e o Brasil, mas fica carente de usufruir de diferentes manifestações artísticas”, alega o fundador da Trupe da Saúde, Ricardo Trento, que nasceu em Cascavel e cresceu em Medianeira. “Pessoalmente essa também é uma forma de retribuir a esse lugar que me formou e me deu tantas coisas”. Para Trento, as corporações da região têm papel fundamental no fomento de arte e cultura para a população local. “As empresas que produzem riquezas nesta região também podem direcionar seus impostos para fomentar esse aspecto do desenvolvimento que vem por meio da cultura, que é um direito que não pode estar restrito às grandes capitais”, afirma.


Pandemia

Afastados dos hospitais desde março, a equipe vem buscando novos caminhos para se conectar com seu público, desde a realização de lives quinzenais até a estreia do primeiro podcast de palhaçaria hospitalar. Desde maio, o grupo realiza videochamadas com pacientes internados no Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba.


Sobre a Trupe da Saúde

A Trupe da Saúde atua desde 2000, levando a arte da palhaçaria, do improviso e da música a cinco hospitais de Curitiba. O projeto conta com uma equipe de palhaças e palhaços profissionais que, por meio da interação e da relação com pacientes, acompanhantes e profissionais dos hospitais, busca provocar uma mudança no ambiente hospitalar. Os encontros apontam para uma transformação no ânimo de pacientes, maior colaboração e melhor relacionamento com a equipe médica, enfermagem e familiares. A iniciativa já impactou mais de 390 mil pessoas, entre pacientes de todas as idades e profissionais da saúde, nos 20 anos de atuação. O projeto é realizado pela ONG Unicultura - Universidade Livre da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, contando com patrocínio das empresas: Fertipar, Worker, BD, Saporiti do Brasil, Brose do Brasil, Berneck e Unimed Curitiba e apoio da 5àSec e Kaiut Yoga. Para saber mais sobre a Trupe da Saúde, acesse o site.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page