top of page
  • Ester Athanásio

Segundo maior empregador brasileiro, setor de limpeza aposta em reação do mercado para crescer


Com qualificação profissional que acompanha modernização e automatização do trabalho, Fundação de Asseio e Conservação Serviços Especializados e Facilities do Paraná completa 18 anos e fomenta um dos setores que mais emprega no país


São mais de dois milhões de trabalhadores com trabalho formal em 13 mil empresas espalhadas pelo território brasileiro. Esse exército formado por profissionais da limpeza, jardineiros, recepcionistas, seguranças e outros trabalhadores do ramo dos facilities movimenta a economia brasileira e garante o asseio e a conservação de todos os ambientes - desde os edifícios públicos, às escolas e estabelecimentos comerciais. Em 18 anos de atuação, a FACOP já capacitou cerca de 90 mil profissionais do setor paranaense e encaminhou 20 mil para postos de trabalho do segundo mercado que mais gera empregos formais no Brasil, ficando atrás apenas da construção civil.


A oferta de capacitação gratuita é fruto de uma parceria única, que reúne esforços dos sindicatos patronal e laboral a fim de gerar mais qualidade na prestação de serviços, qualificação e reconhecimento dos trabalhadores da área. “Nós compreendemos que existe uma relação de interdependência entre empresários e empregados do setor e isso nos deu maturidade para inovar e criar a única fundação no mundo com essas características”, relembra Adonai Arruda, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (SEAC) e co-fundador da FACOP. “Nossa força de trabalho vêm da base da pirâmide, tanto em termos econômicos quanto culturais e a FACOP oferece o aprimoramento da mão de obra com senso de dignidade profissional: essa é a diferença”, completa.


Histórico de geração de empregos

De acordo com dados do CAGED, do Ministério do Trabalho, no início da década, com mercado aquecido, o setor oportunizou forte alavancagem na oferta de empregos, gerando cerca de 250 mil vagas entre 2009 e 2014: só em 2010 foram gerados 93 mil empregos em todo Brasil. Não tão otimista, diante da crise, o setor perdeu postos de trabalho por três anos consecutivos, de 2015 a 2017. A recuperação começou no primeiro semestre de 2018, com mais de 20 mil novos empregos para o setor. A expectativa para 2020 é aproveitar a retomada da construção civil gerando mais emprego, qualificação e, principalmente, valorização dos trabalhadores da área. “Estamos confiantes que o segundo semestre será promissor e que o setor dos serviços terá uma resposta rápida”, comenta Arruda.


No Paraná, a FACOP tem papel fundamental na articulação entre qualificação, reconhecimento profissional e empregabilidade em diversas cidades do Paraná. Só em 2018 a organização emitiu 13.954 certificados de conclusão de cursos que têm o fator comportamental e ético como fio condutor. Em 2019 o número chegou a 14.952.


Com 13 mil m² de área construída, a área educacional da FACOP funciona em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, e oferece infraestrutura e metodologia de aulas em formato laboratorial. Os alunos recebem capacitação gratuita nas mais diversas áreas de limpeza e conservação e têm a oportunidade de treinar seus conhecimentos de maneira prática em ambientes projetados que simulam a realidade laboral: quartos de hospitais, indústrias, hoteis, recepção executiva, segurança e jardinagem. A oferta de ensino a distância amplia o impacto da organização que oferece conteúdo online de forma interativa e inovadora.


A organização também atua de forma pioneira na área de segurança do trabalho, tendo fundado, em 2013, o primeiro Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho do país. O SESMT Coletivo é formado por uma equipe multidisciplinar e conta com acompanhamento e reconhecimento do Ministério do Trabalho. O SESMT Coletivo e a Central de Empregos funcionam no centro de Curitiba.

Sobre a FACOP A Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná - FACOP é uma instituição que valoriza os profissionais e o setor do asseio e conservação, por meio de um tripé que envolve capacitação, empregabilidade, saúde e segurança, indo além do conhecimento técnico e prático e abordando também o lado comportamental, transformando, assim, a visão que o profissional tem de si mesmo e que os outros têm dele. Por meio do esforço conjunto dos sindicatos laboral e patronal do setor - SEAC e Siemaco - atua desde 2002 oferecendo cursos gratuitos, além de oportunidades de emprego na área da limpeza, que representa o 3º maior mercado do mundo e o 2º que mais emprega no Brasil. A FACOP possui compromisso social, sendo uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) signatária do Pacto Global, aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e integrante de diversas redes dedicadas ao impacto socioambiental positivo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page