top of page
  • Giovanna Fantinato

Campanha do Instituto Aurora discute violência contra mulher


A ação é parte de uma iniciativa anual da ONU que busca discutir questões relacionadas à violência contra a mulher. Ações do 21 Dias de Ativismo serão abertas ao público.


O Instituto Aurora realiza uma série de ações em favor da campanha 21 Dias de Ativismo de combate à violência contra a mulher. Com atividades gratuitas e abertas ao público, a iniciativa tem o objetivo de discutir questões relacionadas à violência de gênero, com especial atenção às mulheres negras, que estatisticamente são as mais vulneráveis. Além da programação para o público geral, também serão realizadas atividades com adolescentes na Escola Estadual Gai Grandel, no Caximba. Com rodas de conversa, atividades artísticas, oficinas de artes manuais têxteis e contação de histórias, o objetivo é abordar o tema de forma educativa, buscando inserir a cultura da paz.


21 dias: mulheres, negras, humanas

A Campanha 21 Dias de Ativismo começou em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população em relação às questões de violência de gênero por meio de uma campanha anual. Originalmente, são 16 dias de ativismo, que começam em 25 de novembro, Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher. No Brasil, a campanha é antecipada para que comece em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como forma de alertar sobre a maior incidência de violência contra as mulheres negras, e termina em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

A diretora-executiva do Instituto Aurora, Michele Bravos, explica que a cultura dos direitos humanos precisa ser construída com interseccionalidade. “Abordaremos a violência contra mulher pela perspectiva de superação, das mulheres negras e o racismo que precisam vencer, das masculinidades e da sociedade, como forma de repensar a reprodução de antigos preconceitos”, afirma.

O Instituto Aurora conta com o apoio da Assessoria de Direitos Humanos - Políticas para Mulheres, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Elas, Instituto Avon, Comissão de Estudos de Violência de Gênero da OAB/PR (CEVIGE), Urdume e Fio da Conversa.


Confira a programação:


Exibição do filme Slam: Voz de Levante

Sinopse: o filme vai para Chicago, NY, Paris e São Paulo e encontra a mesma cena com diferentes faces: os poetry slams, batalhas poéticas performáticas, se firmam como encontros que instigam a criatividade e o convívio entre diferentes e surgem diante da onda política conservadora mundial como ágoras do livre pensamento e expressão. No Brasil, a poeta Luz Ribeiro vence o campeonato nacional e vai pra Copa do Mundo de Poetry Slam, em Paris, representando a nova vertente negra e feminista que tem se firmado pela virulência de seu verbo politizado. Última filme do ano do Aurora Clube de Cinema.

Data: 28/11 (quinta-feira)

Local: IFPR (Rua João Negrão, 1285)

Horário: das 19h às 22h

Entrada livre


Exibição do filme O silêncio dos homens

Sinopse: Um filme sobre as dores, qualidades, omissões e processos de mudança dos homens — fruto de uma pesquisa com 40.000+ pessoas e meses de gravações

Data: 05/12 (quinta-feira)

Local: Cine Passeio - sala Valêncio Xavier

Horário: das 19h às 22h

Entrada livre


Roda de conversa

Ação nos arredores do MON, com roda de leitura do último livro do Aurora Clube do Livro, Outros jeitos de usar a boca, da autora Rupi Kaur. Além da entrega de cartilhas e flyers informativos.

Data: 07/12 (sábado)

Horário: das 14h às 17h

Entrada livre


Sobre Instituto Aurora

Com atuação desde 2017, o Instituto Aurora tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade justa socialmente e livre de preconceitos. A atuação do Instituto Aurora está alinhada com a Agenda 2030 (ONU) e está pautada na Educação em Direitos Humanos, por meio de ações educativas e artísticas que incentivam o desenvolvimento da empatia e um espaço de diálogos para a construção da paz. O Instituto realiza ações com populações vulneráveis e não-vulneráveis, desmistificando e ampliando a compreensão do que são direitos humanos e uma vida digna coletiva.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page