Evento da ONU reúne exemplos inovadores de Curitiba

October 21, 2019

“Cidade + Humana” mostra cases de pessoas e empresas que inovam em harmonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atividade aberta ao público, será realizada no Vale do Pinhão, dia 24 de outubro. 

 

 

Curitiba será uma das cidades brasileiras a integrar o Circuito Urbano 2019 - Cidades Inovadoras e Inclusivas, uma iniciativa da ONU-Habitat que tem por objetivo abordar inovações sociais, tecnológicas e de políticas públicas que contribuam para o aprimoramento da vida urbana. Para esta edição, a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) é articular inovação e inclusão. A DePropósito Comunicação de Causas e o Instituto Aurora foram selecionados para realizar a atividade em Curitiba. Com a proposta Cidades + Humanas: um encontro de pessoas que inovam para pessoas, as organizações que atuam com comunicação de causas e educação em direitos humanos vão reunir seis cases curitibanos que se destacam por realizar inovação com foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS. O evento aberto ao público será realizado no Engenho da Inovação - Vale do Pinhão dia 24 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h. Para participar, basta se inscrever: bit.ly/cidademaishumana 

 

Cidade mais humana, viva e plural

As instituições organizadoras destacam o aspecto humano da inovação, que será o elemento de maior destaque do evento. “A cidade é feita de pessoas e, por isso, queremos realçar como as pessoas estão inovando e melhorando a vida de outras pessoas, de forma justa, e livre de preconceitos”, ressalta Michele Bravos, diretora-executiva do Instituto Aurora. Serão seis convidados, com seis histórias inspiradoras. Cada um dos palestrantes terá 12 minutos para responder a questão: Como minha iniciativa inova e contribui para garantia de direitos e avanço dos ODS na minha cidade? O intenção é mostrar como as pessoas e suas iniciativas estão construindo cidades mais humanas e vivas, que incluem e acolhem pessoas em suas diferenças e promovem a vida em equilíbrio com o meio ambiente, estimulando ações sustentáveis e inteligentes. 

 

Em formato inovador e dinâmico, a organização do evento decidiu desafiar os oradores a não usarem nenhum recurso de apresentação, slides ou projeção. Eles precisam falar sobre inovação sem usar recursos tecnológicos triviais. Para a fundadora da DePropósito Comunicação de Causas, Ester Athanásio, o Cidade + Humana é uma oportunidade de ampliar a voz de iniciativas transformadoras, promovendo o encontro entre lideranças, poder público e comunidade. “Vamos reunir pessoas com diferentes histórias, habilidades e conhecimentos, mas o que há de mais forte nelas é aquilo que as une, que é a vontade de construir uma cidade melhor para todos. Temos certeza a fala delas vai influenciar o público e instigar novas conexões que fomentam a inovação de forma inclusiva e com foco na igualdade social”, afirma. Além de convidar pessoas com ações inovadoras e de alto impacto social, o evento terá Jacob Cachinga, que é imigrante cego e negro, como apresentador. Jacob também é bailarino do projeto Dançar Sem Ver e fará uma apresentação de dança na abertura do evento.

 

Iniciativas convidadas, ODS alcançados

Michele Bravos, Instituto Aurora - ODS 4: Educação de Qualidade

Geovanna Conti, Youngers - ODS 5: Igualdade de Gênero

Lucas Kogout, TETO -  ODS 10: Redução das Desigualdades

João Pedro Novochadlo, Veever - ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

Ariane Santos, Badu Design - ODS 12: Consumo e Produção Sustentáveis

Ester Athanásio, DePropósito - ODS 17: Parcerias para Implementação

 

De pessoas para pessoas

Depois de ouvir o compartilhamento de histórias inspiradoras, o público poderá debater o tema com olhar de políticas públicas com os palestrantes e um dos representantes do poder público no Projeto Curitiba 2035. Miguel Roguski é arquiteto e urbanista no IPPUC e atua na articulação entre a sociedade e o Plano Diretor da Cidade, convergindo ideias e ações para o alcance dos ODS.

 

Serviço | Cidades + Humanas

24 de outubro, quinta-feira, às 19h

Engenho da Inovação | Vale do Pinhão

Ingressos gratuitos, mediante inscrição: bit.ly/cidademaishumana 

Mais informações: depropositocomunica.org


 

Please reload

Posts Em Destaque

Por meio de videochamadas, grupo de palhaçaria profissional amplia área de atuação e chega a hospital de Cascavel

September 16, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags