top of page
  • Giovanna Fantinato

Instituto Aurora reúne alunos da rede pública em encontro sobre direitos humanos ao ar livre

No mês em que se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação e o Dia do Estudante, associação realiza uma série de atividades em alusão à educação em direitos humanos

No mês em que é comemorado a atuação de professores e estudantes, o Instituto Aurora, organização dedicada à educação de direitos humanos, realiza uma série de palestras ao ar livre com alunos do Colégio Tiradentes. Os encontros de agosto reunirão cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O destaque dos encontros é o muro do colégio, que recebeu a pintura em graffiti de cinco rostos femininos de defensoras de direitos, no primeiro semestre. As pinturas foram realizadas em conjunto pelos estudantes e pelo arte-educador Cleverson Pacheco, o Café.


Desta vez, o objetivo dos encontros é explicar para os demais jovens do Colégio a história por trás dos rostos pintados no muro e a importância das mulheres retratadas: Maria da Penha, líder de movimentos contra a violência doméstica; Marielle Franco, defensora dos direitos das pessoas negras, LGBTI e juventudes; Malala, ativista pelo direito das mulheres e pelo acesso à educação; Atena Daemi, defende o fim da pena de morte; e Me Nam, defensora da liberdade de expressão.


Para diretora-executiva do Instituto Aurora, Michele Bravos, o muro, que está exposto em uma ambiente público de grande circulação de pessoas, é um convite para encorajar a população a ser incansável na busca por garantia de direitos a todas as pessoas. “O intuito desses encontros é dialogar com os estudantes para possibilitar a ampliação da ideia do que são direitos humanos. Por isso, cada um desses rostos representa um direito humano diferente: direito à vida, igualdade, acesso à educação, fim da tortura, liberdade de expressão”, afirma.


Além dos encontros com jovens da rede pública, o Instituto Aurora amplia o debate sobre educação com outros eventos e atividades que acontecem em agosto.


Confira a programação para o mês de agosto:


  • Mostra Cidadania em Tela: Rodas de conversa e mostra de filmes sobre direitos humanos em todos os sábados do mês de agosto. O evento é uma cocriação do Instituto Aurora, alunos da Clínica de Direitos Humanos da UFPR e o Paço da Liberdade. Serviço: 10, 17 e 24 de agosto, às 16h, no Paço da Liberdade. A entrada é gratuita. Saiba mais: bit.ly/cidadanianatela

  • Democracia de verdade: deletando as fake news: A diretora do Instituto, Michele Bravos, participará do evento realizado pela DePropósito Comunicação de Causas, no dia 14 de agosto. O evento tem objetivo de apresentar o conceito de notícias falsas e o impacto da desinformação no funcionamento na democracia para 60 jovens de 14 e 18 anos de diferentes contextos socioeconômicos.


Sobre Instituto Aurora

Com atuação desde 2017, o Instituto Aurora tem como objetivo contribuir para compreensão de nossa humanidade comum, por meio de diálogos de paz, agindo em duas frentes de atuação: (I) Programa de Empoderamento, com ações voltadas às minorias políticas, no qual trabalha o fortalecimento de identidades; e (II) Programa de Educação em Direitos Humanos, no qual realiza atividades com a sociedade em geral com o objetivo de transformar o senso comum sobre o que são direitos humanos e, assim, promover espaços livres de discriminação. O Instituto Aurora acredita que a arte é a força para abordar esse grande tema, pois possui uma linguagem que se conecta com as pessoas, sensibiliza e alcança transformações efetivas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page