top of page
  • Giovanna Fantinato

Reportagem sobre hanseníase proposta pela DePropósito vence prêmio nacional

A reportagem “Na luta contra a Hanseníase, preconceito ainda é forte barreira”, publicada pelo Estadão foi a vencedora da segunda edição do Prêmio NHR Brasil

A reportagem proposta pela DePropósito, “Na luta contra a Hanseníase, preconceito ainda é forte barreira”, foi a vencedora da segunda edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo na categoria Especial Estigma. A matéria foi estimulada pela equipe de assessoria de imprensa que presta serviços para o Instituto Aliança Contra a Hanseníase. Com a participação da Dra. Laila de Laguiche, fundadora da organização, a matéria foi publicada em 31 de maio no E+, portal de notícias vinculado ao jornal Estado de São Paulo.


Segundo a jornalista, Ludmilla Honorato, que produziu a reportagem, o intuito foi mostrar como a falta de informação e de diálogo sobre a doença são algumas das barreiras enfrentadas no Brasil, que é o segundo país com o segundo maior número de casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para isso, entrevistou pessoas que viveram a realidade do internamento compulsório nos antigos leprosários, que eram espalhados por todo o país para o tratamento de pessoas acometidas pela doença. Além de contar a história de algumas pessoas que conviveram com a hanseníase, a reportagem mostra também como foi a reintegração no convívio social após anos reclusos. Também foram abordados os percalços vividos após os momentos de angústia e sofrimento durante o isolamento.


As fotos publicadas pelo jornal de circulação nacional também foram produzidas e cedidas pelo AAL. Segundo a sócia da DePropósito Comunicação de Causas e assessora de imprensa responsável pela pauta, Stephane Sena, o reconhecimento mostra a relevância da comunicação de causas. “É uma conquista coletiva, que coroa um trabalho feito em equipe. Ficamos realizadas em saber que a visibilidade pública que provocamos a favor das iniciativas de impacto podem render resultados expressivos como esse”, comenta. A agência também parabenizou a jornalista pela produção da matéria.

Confira a reportagem aqui.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page