Pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta futuro otimista para empresas familiares

May 6, 2019

Dados do estudo “Retratos de Família” serão anunciados pela JValério FDC em Curitiba durante café da manhã e palestra abertos ao público. Organização também oferta nova edição de curso de Governança Corporativa de empresas familiares.

 

 

A Fundação Dom Cabral no Paraná, representada pela JValério Gestão & Desenvolvimento, realiza um encontro gratuito em Curitiba para anunciar os dados da 3ª Edição da Pesquisa “Retratos de Família”, feita em parceria com a KPMG. O levantamento ouviu mais de 200 famílias empresárias de todo Brasil a respeito dos principais desafios de gestão, expectativas e planos no contexto que envolve família e negócios. O panorama das práticas de governança será compartilhado e debatido por empresários no próximo dia no dia 09 de maio, quinta-feira, na sede da JValério, e contará com a presença do especialista no assunto, Dalton Sardenberg, professor da FDC. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e destinadas a membros de empresas familiares.

 

Além de conhecer o cenário das corporações familiares no Brasil, os participantes terão a chance de dar continuidade ao aprendizado em um curso específico para herdeiros, sucessores e gestores da empresa. No Paraná, a turma do Programa para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária - PDA terá início dia 23 de maio, em Maringá. Empresas reconhecidas como Bauducco, Drogaria Pacheco, Dudalina, Lorenzetti e Lowçucar já fizeram o curso da Fundação Dom Cabral. Com duração de um ano, a turma terá encontros bimestrais e acesso a seis módulos que vão auxiliar na administração de conflitos comuns neste tipo de empresa e indicar caminhos para a gestão sadia, incluindo aspectos jurídicos, relacionamentos interpessoais e liderança. Porto Velho, capital de Rondônia, também tem turma prevista para 2019.

 

Negócios familiares em números

Entre os participantes da pesquisa “Retratos de Família 2018”, 65% são membros da família proprietária da empresa, sendo que 43% representam a segunda geração familiar envolvida no negócio. As estatísticas coletadas indicam que 40% das empresas têm idade entre 21 e 40 anos e 42% possuem de 100 a 499 funcionários. Em relação às expectativas econômicas, 70% se declararam confiantes para o crescimento da empresa nos próximos três anos, mas 60% têm o cenário político e econômico como principal preocupação. A maioria das empresas familiares (85%) considera que harmonia e comunicação entre as gerações é muito importante para o sucesso da empresa e para 48% dos respondentes a próxima geração não está preparada para assumir os empreendimentos dos pais. Números mais detalhados serão apresentados durante o café da manhã do dia 09 pelo sócio-líder de Mercado Empreendedor da KPMG no Brasil, Sebastian Soares.

 

Sobre PDA

O Programa para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária - PDA, realizado pela Fundação Dom Cabral por meio de sua associada no Paraná, a JValério, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, auxiliando seus membros na criação de um ambiente favorável à discussão e à construção de um futuro maduro e profissionalizado, garantindo assim a perenidade do negócio, a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares. O PDA está há 20 anos no mercado, tendo auxiliado, mais de 600 famílias empresárias de todo o Brasil.

 

Sobre a JValério Fundação Dom Cabral

Fundada em 2005, a JValério é a representante da Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, proporcionando programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. Sendo uma das principais associadas da FDC no Brasil, a JValério já atendeu mais de 200 companhias e possui mais de 80 empresas ativas que vivenciam processos gradativos de transferência de conhecimento, com o intercâmbio de experiências em todos os níveis gerenciais. Tendo sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com 40 anos de atuação em diversos segmentos em vários países e é considerada  melhor escola de negócios da América Latina, por 13 anos consecutivos e entre as 12 melhores do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times.

 

Serviço: Café da manhã Retratos de Família - Maringá

09 de maio, quinta-feira, às 8h30.

Centro de Convenções da Sede da JVALÉRIO:

Praça São Paulo da Cruz, 50, 4º Andar - Juvevê    

Gratuito, com vagas limitadas . Exclusivo para empresas familiares.

Inscrições: http://twixar.me/4LQK  

Informações: contato@jvalerio.com.br ou 41 99179-5692

Credenciamento de imprensa: ester.athanasio@depropositocomunica.com

Please reload

Posts Em Destaque

Por meio de videochamadas, grupo de palhaçaria profissional amplia área de atuação e chega a hospital de Cascavel

September 16, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags