top of page
  • DePropósito Comunicação

Desafio da Diversidade usa jogo para discutir inclusão de pessoas com deficiência

No dia 10 de maio, o Mob WorkSpace recebe o Desafio da Diversidade, um projeto inspirado na gamificação para falar sobre inclusão e deficiência. Baseado na metodologia Learning Map, o conteúdo foi desenvolvido pelo palestrante e escritor Rafael Uziel em parceria com a Peppe Design. O objetivo é a abordagem de diversos temas como Lei de Cotas, contexto histórico, tipos de deficiência e acessibilidade. Rafael, que possui uma deficiência física, fala ainda sobre a importância do protagonismo nas organizações e na sociedade.


No “Desafio da Diversidade”, os participantes irão vivenciar e percorrer o “jogo” de maneira prática, lúdica e colaborativa utilizando o tabuleiro. O evento é destinado a gestores, profissionais de Recursos Humanos, estudantes e interessados na temática da inclusão. Será realizado no Mob WorkSpace em 10 de maio e as inscrições são realizadas pelo site Sympla. São explorados elementos da gamificação e conteúdos teóricos. Entre os assuntos estão o conceito da Lei de Cotas, a importância da diversidade organizacional, a importância da equidade e empatia no processo de inclusão. Cards e quebra-cabeças fazem parte da interatividade do mapa, idealizado para até 12 participantes por sessão.




Rafael Uziel já trabalhou com a inclusão de Pessoas com Deficiência em diversas organizações e defende a inclusão efetiva. “Inclusão efetiva só ocorre quando há envolvimento, engajamento e um plano de ação por parte da alta liderança, somados a sensibilização de gestores e colaboradores e de um preparo para lidar com o tema. O mapa da Diversidade proporciona reflexões importantes com o objetivo de provocar os participantes a pensarem sobre estes aspectos”, destaca Rafael Uziel. Os desafios enfrentados pelas organizações também estão na pauta, em assuntos como o contexto histórico da deficiência, fontes de recrutamento, acessibilidade, tipos de deficiência e como lidar com cada uma delas.


Rafael Uziel é formado em Administração (FAE), com MBA em Gestão de Pessoas (Uninter) e pós-graduação em Gestão do Comportamento nas Organizações (PUCPR). Trabalha com Recursos Humanos há mais de 10 anos, acumulando experiências em recrutamento e seleção, inclusão de profissionais com deficiência e atualmente na área de desenvolvimento humano organizacional. É autor dos livros Passos Firmes e Simples. Possui mobilidade reduzida em decorrência de uma deficiência física ocasionada por Paralisia Cerebral em seu nascimento.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page