- Ester Athanásio
Em aula magna aberta ao público, Instituto Legado recebe 38 negócios sociais de todo Brasil
Aula inaugural e sessão de pitchs no dia 05 de abril marcam a abertura do Projeto Legado 2019, programa de aceleração para impacto social que já capacitou 160 organizações inovadoras de todo país. As selecionadas da 7ª edição vêm de seis estados brasileiros.
Após seleção em todo território nacional, recebendo 157 inscrições de 18 estados brasileiros, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social anunciou, na última semana, a lista de negócios sociais e startups selecionados para a sétima edição do Projeto Legado, programa gratuito de aceleração de iniciativas de impacto social e ambiental positivo que desde 2013 já apoiou mais de 160 organizações de todo país. O primeiro encontro presencial com as 38 organizações selecionadas acontece em Curitiba na próxima sexta-feira (05), em aula magna com o presidente do Instituto Legado, James Marins.
A lista das selecionadas tem representatividade da região norte, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. São 38 negócios em seis estados brasileiros: Amazonas, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Empreendimentos dedicados à saúde, inclusão da pessoa com deficiência, educação, igualdade racial, economia comunitária, sustentabilidade ambiental e ressocialização de detentos integram a lista de causas atendidas. Dessa vez, a novidade é o Legado Semente, uma área do programa dedicada aos negócios de impacto com grande poder de escala, as startups do bem, que vão passar por um projeto piloto de incubação.
Primeiro encontro
A atividade que marca a abertura do Projeto Legado 2019 também promete ser um encontro da Rede Legado, reunindo instituições egressas e alunos dos cursos de pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais que o Legado mantém nas modalidades presencial e à distância. Na primeira parte do evento, restrita a convidados, os novos integrantes da rede conhecerão melhor o programa de aceleração e o calendário de atividades proposto. Eles ainda terão a chance de realizar um pitch de 1’30” apresentando sua causa e atuação socioambiental para conselheiros e mentores do Instituto Legado. Às 19h, em evento aberto ao público, o fundador e presidente da iniciativa, James Marins, conduzirá a aula inaugural sob o tema “As múltiplas dimensões do empreendedor social”. Durante a programação um dos diretores e investidores sociais do Instituto Legado, Alex Barbosa, também fará o anúncio de um novo projeto de expressividade nacional. A palestra de Fernando Simões, da Bem-te-vi, encerra a noite com o tema “Crédito diferenciado para negócios de impacto”.
Prêmio Legado de Empreendedorismo Social
As selecionadas serão beneficiadas com um cronograma anual com mais de 80h de capacitações envolvendo aspectos gerenciais e jurídicos a fim de fortalecer a organização e proporcionar a ampliação de suas atividades. Ao final do processo, as participantes passam por uma banca avaliadora e têm a chance de disputar três investimentos financeiros de R$ 10 mil cada, além de horas de mentoria. O resultado do Prêmio Legado de Empreendedorismo é anunciado durante o Legado Experiência, celebração que ocorre ao final do ano e reúne todo o ecossistema de impacto em Curitiba. A última edição reuniu cerca de 500 pessoas no Teatro Guaíra. Durante a história do programa, 18 instituições já foram beneficiadas com o prêmio em dinheiro. As startups que vierem a participar do PL 2019 não terão direito a concorrer ao prêmio.
Legado em Expansão
O espaço físico do Instituto Legado também está crescendo e expandindo. No sábado, 06 de abril, a diretoria inaugura um novo espaço para eventos: Espaço Legado Um Lugar de Impacto, em uma casa anexa ao Legado SocialWorking, no Cabral. A festa de inauguração começa às 16h e segue até às 21h e terá a participação do grupo Anônimos do Samba.
Sobre Instituto Legado
O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para a transformação do mundo. Acreditamos no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação. Entendemos que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Criamos condições para ampliação do legado de pessoas e iniciativas sociais e ambientais. Oferecemos educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Nosso propósito é impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça.
Atuamos em três frentes estratégicas: Aceleração, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. Anualmente, por meio do Projeto Legado, selecionamos, treinamos gratuitamente e investimos em organizações sociais de alto potencial de impacto positivo. Somos pioneiros na Educação orientada para Impacto Social, sendo os idealizadores da primeira pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais do Sul do Brasil e desenvolvedores da primeira pós-graduação à distância, com metodologia inovadora, além de autores de livros sobre o tema. Para propiciar o trabalho social em rede, criamos o Legado SocialWorking, um coworking exclusivo para negócios de impacto. Fomentamos ações do ecossistema, apoiando e engajando nossos recursos em parcerias que promovam o Movimento Transformador Massivo. Saiba mais em institutolegado.org
Serviço
Aula Inaugural Projeto Legado 2019
05 de abril, sexta-feira, às 19h, no Auditório da FAE Business School.
Evento aberto ao público.
Inauguração Espaço Legado Um Lugar de Impacto
Sábado, 06 de abril, a partir das 16h.
Rua Professor Arthur Loyola, 96 - Cabral
Mais informações: institutolegado.org