top of page
  • Ester Athanásio

Para fomentar equidade de gênero, coworking de impacto social lança Festival Legado Delas

Durante Mês da Mulher, Legado SocialWorking oferta atividades gratuitas destacando personalidades femininas que geram impacto socioambiental positivo. Atividades específicas para sensibilização masculina também estão previstas na programação.



O Legado SocialWorking, coworking de Curitiba exclusivo para iniciativas de impacto social, vai integrar os debates em lembrança do Mês da Mulher com uma série de atividades que integram o 1º Festival Legado Delas. Elas fazem a diferença no mundo e, por isso, serão as protagonistas de um festival inédito promovido pela casa para celebrar o impacto socioambiental positivo gerado pelas mulheres. A partir de 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o escritório compartilhado criado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, abre as portas para comunidade em uma série de eventos, palestras, exposições e debates sobre o papel das mulheres na transformação do mundo. Todos os fornecedores e apoiadores da programação são organizações, empresas e pessoas engajadas na transformação social e na conservação do meio ambiente.


“Ao longo de seis anos de atuação, capacitando mais de 160 organizações de todo Brasil, percebemos que as mulheres exercem papel de liderança em projetos que existem para resolver problemas sociais e ambientais, de ordem local ou global”, afirma Glaucia Marins, co-fundadora do Instituto Legado e palestrante da abertura do festival. “Onde existe empreendedorismo social existem mulheres trabalhando, com muita dedicação, sensibilidade, mas também muita competência, profissionalismo e ética”, completa.


Oito atividades em diferentes formatos e abordagens ao longo de 20 dias compõem o Festival Legado Delas. “Queremos mostrar a diversidade de temas nos quais elas atuam, mostrar o legado delas para o mundo e lembrar que o Instituto Legado também é delas”, comenta Julyanna Costa, gestora da instituição. Além do conteúdo programático, o festival vai proporcionar momentos de networking entre os participantes e dinâmicas que pretendem tornar a programação mais interativa e rica. “Será um prazer participar com estas mulheres incríveis”, afirma Cláudia Rodrigues, coordenadora da Elo Apoio Social e Ambiental e convidada para um dos painéis. Haverá ainda exposição fotográfica, música ao vivo e exibição de documentário. Tudo, é claro, pensado por elas.


Momento He for She

O foco do Festival Legado Delas são as mulheres e a palavra estará com elas, é claro, mas os homens também são convidados a participar do diálogo e assumir posições que garantam os direitos das mulheres. A expectativa é que eles venham ouvir o que elas têm a dizer, que juntos troquem ideias e possam refletir sobre a construção de uma sociedade que não discrimina mulheres. Além disso, alguns momentos especiais estão sendo preparados justamente para conscientização deles a respeito da disparidade ainda existente em tantos âmbitos sociais: segundo dados da Oxfam as mulheres ganham 23% menos que os homens e eles detêm 50% a mais da riqueza total do que elas. “Alguns comportamentos ditos de homem estão associados à opressão, à superioridade, à violência e foram naturalizados em nossa sociedade. Integrar os homens no debate sobre equidade de gênero é necessário para rompermos com esses padrões e pensarmos em formas de construirmos uma sociedade mais justa”, comenta Michele Bravos, fundadora do Instituto Aurora, que vai enriquecer o Festival com uma roda de conversa sobre assédio sexual facilitada por um homem, além de proporcionar um bate-papo sobre masculinidades não-violentas.


Todas as atividades acontecerão no Legado SocialWorking, no Cabral, e têm entrada franca. Negócios sociais fornecerão lanches e outros produtos produzidos por iniciativas de impacto. Toda renda será revertida para as atividades sociais realizadas por essas organizações. Confira a programação e inscreva-se:


Programação: Festival Legado Delas: celebrando o impacto feminino no mundo


08/03 - Abertura e Roda de Conversa sobre Empreendedorismo Social Feminino

A partir das 17h - Happy Hour

Networking, música ao vivo com Giovana Bertoldi e comidinhas.


18h30 - Empreendedorismo Social e Autoconhecimento

Palestra com Gláucia Marins, fundadora e vice-presidente do Instituto Legado


19h30 - Empreendedorismo Social Feminino - desafios e conquistas

Roda de conversa com Empreendedoras Sociais que participaram de uma das seis edições do Projeto Legado. Convidadas: Adriana Tenório (Associação Menino Deus, PL 2013), Kauanna Batista (OPPH, PL 2014); Cláudia Rodrigues (Elo Apoio Social e Ambiental, PL 2015); Rosimeri Benites (AAMPARA, PL 2016); Arlete Scheleider (WAAS, PL 2017); Tatiane Barbosa (CriarUm; PL 2018).


13/3, às 19h30 - Debate - Como o desenvolvimento de lideranças femininas gera impacto: case Dona de Mim

Bate-papo com com Caroline Busato e Wisma, idealizadoras do Workshop Dona de Mim, que já impactou 115 mulheres em duas edições. Caroline Busatto é profissional de desenvolvimento de negócios e de pessoas e fundadora da Inside Lab, artista circense e ativista pela liderança autêntica. Wisma Goulart é fundadora da Wikend Travel, agência de viagens de experiências e cofundadora e CEO das startups NOVU e UniNOVU. Participa de projetos sociais de desenvolvimento do empreendedorismo e empoderamento feminino.


15/3, às 19h30 - Lançamento da Exposição "Sobre Mulheres e Icebergs"

O mundo é uma festa, mas o gelo está acabando. O que as mulheres têm a ver com isso? Natalie Unterstell foi a primeira brasileira a participar de uma expedição só de cientistas mulheres à Antártida. Foram 21 dias a bordo no navio MV Ushuaia, com 80 mulheres de 33 países. Ela foi, registrou tudo e voltou com fotos e experiências lindas para compartilhar. Apoio: Christiane Hoffrichter


18/3, às 19h30 - Saúde feminina: aprenda hábitos e exercícios para prevenir a incontinência urinária

Você sabia que boa parte da população feminina sofre com incontinência urinária? Esse é um problema geral com graves consequências para saúde e vida social da mulher, mas devido a vergonha poucas mulheres falam sobre o assunto. Venha participar do workshop do Projeto Fluir e descubra como prevenir esse problema desde cedo. A palestra será ministrada por uma equipe de profissionais de saúde especialistas no assunto. Apoio: Clifame Medicina e Odontologia. Equipe Fluir: Gisela Maria Assis, Enfermeira. Estomaterapeuta. Mestre em Tecnologia em Saúde. Doutoranda em Enfermagem. Franciele Freitas, Enfermeira. Estomaterapeuta. Mestre em Medicina interna ciências da Saúde. Camilla Pinheiro Cristaldi da Silva, Enfermeira, Pós-graduanda em estomaterapia


19/3, 19h30 - Palestra Empodere seu Eu e descubra seu propósito

Palestra ministrada pela master coach Mônica Moraes Vialle, da MOOM Consultoria. É autora de artigos em três publicações: Minha História com Coaching, Vida com Propósito e Mudança de Mindset.


22/3, 19h30- Cine Social: Chega de Fiu-fiu

Com apoio do Instituto Aurora, haverá um momento eles por elas. Após a exibição do documentário sobre assédio sexual, um homem irá facilitar uma roda de conversa


26/3, às 19h30 - Roda de Conversa com ELES: “Abrindo mão da performance”

Quais desafios e exigências o machismo impõe à masculinidade? Roda de conversa com homens.

27/3, às 19h30 - Roda de Conversa com ELAS: “Abrindo mão da performance”

Quais desafios e exigências o machismo impõe à masculinidade? Roda de conversa com homens. Roda de conversa com mulheres.


Serviço: Festival Legado Delas

De 8 a 27 de março

No Legado SocialWorking: Rua São Pedro, 696 - Cabral

Entrada gratuita.

Mais informações: institutolegado.org


Sobre o Legado SocialWorking

Com o intuito de criar um ambiente de trabalho conjunto pelo social, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social criou, em 2016, o Legado SocialWorking, um ambiente especialmente desenvolvido para a conexão entre pessoas, empresas e instituições que trabalham em prol das causas sociais e ambientais. Além de salas de reuniões e estações de trabalho, o local oferece cursos e eventos com temática exclusiva na área. O escritório compartilhado se diferencia de outros modelos do mercado pelo propósito central e público que deseja atingir. O espaço, localizado no bairro Cabral, em Curitiba, é amplo, possui quatro pavimentos e contabiliza 300 m², com possibilidades de ampliação e oferece o melhor custo-benefício da cidade.


Sobre Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é um caminho evolucionário capaz de transformar o mundo. Acreditamos no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação. Entendemos que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Criamos condições para ampliação do legado de pessoas, iniciativas e negócios sociais e ambientais. Oferecemos educação inovadora, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação. Nosso propósito é impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça. O nosso legado é levar o social para o empreendedorismo e o empreendedorismo para o social.


Atuamos em três frentes estratégicas: Aceleração, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. Anualmente, por meio do Projeto Legado, selecionamos, treinamos gratuitamente e investimos em organizações sociais de alto potencial de impacto positivo. Somos pioneiros na Educação orientada para Impacto Social, sendo os idealizadores da primeira pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais do Sul do Brasil e desenvolvedores da primeira pós-graduação a distância, com metodologia inovadora, além de autores de livros sobre o tema. Para propiciar o trabalho social em rede, criamos o Legado SocialWorking, um coworking exclusivo para negócios de impacto. Fomentamos ações do ecossistema, apoiando e engajando nossos recursos em parcerias que promovam o Movimento Transformador Massivo. Saiba mais em institutolegado.org

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page