Stephane Sena

6 de jul de 20173 min

Projeto Legado chega à segunda fase com foco em expansão de impacto e fortalecimento organizacional

Iniciada há dois meses, a quinta edição do Projeto Legado chegou a uma nova etapa, na qual os empreendimentos sociais participantes serão divididos em dois grupos – expansão de impacto e fortalecimento organizacional. A estratégia de seguir dois caminhos diferentes serve para atender demandas específicas das organizações de acordo com os resultados apresentados ao fim das primeiras 24 horas de capacitação, que reuniram conteúdos sobre campo social e impacto, planejamento estratégico, liderança, teoria da mudança, entre outros.

Para chegar a um diagnóstico preciso e dividir os grupos de forma a contribuir com o desenvolvimento de todos, o Instituto Legado promoveu duas rodadas de apresentações mobilizando mais de 15 avaliadores, com experiência na área de Empreendedorismo Social, Vale do Silício e Startups, Comunicação e Marketing de Relacionamento e Gestão e Estratégia.

No total, foram 40 horas de apresentações, feitas no mês de junho no Legado Socialworking. Cada organização teve dez minutos para apresentar o perfil de seus empreendimentos, os projetos desenvolvidos e os respectivos planos de ação. Os profissionais convidados para compor a banca avaliaram as exposições com base em cinco critérios: clareza da identidade organizacional, consistência de dados, clareza, consistência e poder de análise da matriz FOFA (forças, oportunidades, franquezas e ameaças), plano de ação e teoria de mudança.

Para o Instituto Legado, foi uma grande satisfação ver o quanto as iniciativas sociais já amadureceram com a primeira etapa de capacitações e como foi possível desenvolver um novo olhar sobre a diferença que elas fazem e podem fazer na sociedade.

Segunda fase – estratégias específicas para mudanças significativas

Nesta nova etapa do Projeto Legado, as capacitações terão alternância entre modo presencial e online. No grupo de fortalecimento organizacional foram alocadas todas as iniciativas que possuem potencial de transformação social e que, para atingir seus objetivos, precisam estruturar sua identidade. Já no grupo de expansão de impacto ficaram as organizações que possuem uma identidade organizacional mais definida, ou que possuem modelos de negócio de impacto social mais viáveis, e que precisam de uma imersão em processos reflexivos, em trabalho de equipe e revisões de estruturas. Veja como ficou a divisão dos grupos:

Fortalecimento organizacional
 

 
ADFCL- Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo
 

 
Anjos da Cidadania
 

 
Associação De Basquetebol Do São Braz
 

 
Associação Despertando Estrelas
 

 
Associação Expansão
 

 
Cooperativa de Artesãos de Guaraqueçaba
 

 
Engenheiros Sem Fronteiras Curitiba
 

 
Instituto Portfolio de Fotografia
 

 
JCI Curitiba
 

 
Pernas, pra que te quero
 

 
Portas Abertas

Expansão de impacto
 

 
5C – Centro Cultural Cecília Correa Carvalho
 

 
AMAS Associação Menonita de Assistência Social
 

 
Associação Assistencial e Educacional Peniel: Projeto Manancial
 

 
Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhais
 

 
Associação Ita Wegman
 

 
Associação Madre Carmela De Jesus
 

 
Associação Menonita Beneficente
 

 
Associação Miríade
 

 
Associação Terapia Intensiva De Amor – TIA
 

 
Barco Sorriso
 

 
Bonecas de Propósito
 

 
Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI Brasil
 

 
Conexão Liberdade
 

 
Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Maringá
 

 
Equosorriso Equitação e Equoterapia
 

 
Good Truck
 

 
Grupo Dignidade
 

 
Instituto De Ação Social Renascer
 

 
Instituto de Urbanismo Colaborativo (COURB)
 

 
Mentoring Young Talents Brazil
 

 
Nariz Solidário
 

 
Projeto Ancora
 

 
We are all Smart
 

 
Worldfund

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, um programa que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. Em sua quinta edição, o projeto já apoiou mais de 80 organizações sociais e ambientais. A segunda frente é a Educação Formal que, em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute, estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba polo de discussões de relevância nacional e internacional, e que trouxe, em 2015, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, para Curitiba pela primeira vez. Para ajudar o fortalecimento da rede, foi criado o Legado Socialworking, um coworking exclusivo para negócios sociais. Saiba mais em institutolegado.org

    0